terça-feira, 12 de maio de 2015

Imperative Music – Compilation Vol. IX (2015)




Imperative Music – Compilation Vol. IX (2015)
(Imperative Music Promotion - Nacional)

01. Tellus Terror – Endtime Panorama (Brasil)
02. Darkrise – I Am Here (Suiça)
03. Death – Born Dead (Estados Unidos)
04. Eternal Putrefaction – Room of Doom (Brasil)
05. Southern – Irrelevant (Brasil)
06. Cretin – It (Estados Unidos)
07. Devilment – Mother Kali (Reino Unido)
08. Robby Valentine – Schizophonicated (Holanda)
09. Blasted – Lose Control (Suiça)
10. Inheritours – Nothing Remains (Brasil)
11. Faintest Hope – Before Night Falls (Japão)
12. Hammathaz – The Old Ways (Brasil)
13. Bitter Piece – The Curtain Is Closed (Alemanha)
14. Hecatomic – My Hands In Blood (Brasil)
15. Infinity Horror – Infernal Plague (Brasil)
16. Land Of Tears – The Ancient Ages of Mankind (Brasil)
17. Agressor – Stupid Pleasure (Brasil)
18. The Fallen Prophets – Obligated to Die (Africa do Sul)
19. Pentáculo Místico – 666+777 – A União do Treze (Brasil)

Coletâneas sempre tiveram uma importância crucial no meio do underground metálico. Graças às mesmas, muitas grandes bandas tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho pela primeira vez a um público maior, vide títulos como Metal for Muthas no Reino Unido e Metal Massacre nos Estados Unidos. No Brasil, por exemplo, tivemos nos anos 80 a SP Metal, responsável por lançar algumas bandas que viriam a se tornar seminais em nosso cenário.

Nesse campo, as coletâneas da Imperative Music vêm se tornando uma referência cada vez maior no que tange o underground mundial, chegando aqui a sua nona edição. Reunindo bandas do Brasil, América do Norte, Europa e Ásia, ela acaba chamando a atenção por algumas questões, como o fato de mais da metade da mesma ser composta por bandas nacionais (e assim mostrar que não devemos nada as bandas de fora), por contar quase que em sua totalidade com bandas que apostam em vertentes mais extremas do Metal, pelo fato de existir uma uniformidade maior no que tange a qualidade da produção, existindo poucas oscilações de qualidade nesse sentido, algo que sempre é sentido nesse tipo de iniciativa e por ser dedicada ao mestre Chuck Schuldiner (Death), que infelizmente nos deixou cedo demais.

Dois nomes chamam atenção logo de cara: Death, que comparece com “Born Dead”, faixa retirada do clássico Leprosy e Devilment (com a já conhecida “Mother Kali”), projeto que conta com participação de Dani Filth e lançou seu primeiro trabalho em 2014 (The Great and Secret Show). São os dois grandes chamarizes aqui. Mas temos diversos outros destaques aqui, sendo o maior de todos, justamente brasileiro. Os cariocas da Tellus Terror não só abrem a coletânea, como pode ser considerado o melhor de todos os nomes aqui presentes. “Endtime Panorama”, faixa retirada de um dos melhores cd’s de 2014, EZ Life DV8, se destaca perante todas as demais. Entre as demais bandas brasileiras, podemos destacar Eternal Putrefaction, Hammathaz, Hecatomic, Land Of Tears, Agressor e Pentáculo Místico. Quanto à gringas, menção honrosa aos americanos do Cretin, ao holandês Robby Valentine, a japonesa Faintest Hope e a sul-africana The Fallen Prophets. As demais bandas não citadas também possuem muita qualidade (principalmente as brasileiras), mas estão um pouco abaixo das citadas.

Essa coletânea é distribuída no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão, tendo assim um grande alcance e sendo um belo artifício para apresentar novas bandas a headbangers de todo mundo. Méritos a Gilson Rodrigues de Arruda, o responsável pela produção da mesma e que merece todos os elogios por isso. Só podemos desejar longa vida a essa iniciativa e que muitas outras bandas de qualidade ainda nos sejam apresentadas via coletâneas da Imperative Music.

NOTA: 8,5






Nenhum comentário:

Postar um comentário