terça-feira, 19 de maio de 2015

Eyes of Gaia - The Power of Existence (2015)




Eyes of Gaia - The Power of Existence (2015)
(Independente – Nacional)

01. Nightmare's Beginning
02. Heart Never Lies
03. Until the Days Go Blind
04. Hidden From the Light
05. Rage of the Storm
06. Wake Up Call
07. Darker Wings
08. Full Power
09. Running Out of Time
10. Stand Up Again

Essa geração mais nova pode não saber, mas lá pela segunda metade dos anos 90, o Power Metal Melódico viveu um boom de popularidade tanto na Europa quanto aqui pelo Brasil. Uma enxurrada de bandas do estilo invadiu o mercado, algumas de inegável qualidade, outras totalmente genéricas (infelizmente a maioria delas). Nomes como Rhapsody, Angra, Edguy, Gamma Ray, Helloween e Stratovarius eram figurinhas carimbadas em capas de revistas especializadas, rendendo até piadas, tamanha a exposição e repetição das mesmas (normalmente alternavam com o Iron Maiden e o Nightwish).

Apesar de o estilo andar um tanto em baixa nos dias de hoje, muito por falta de capacidade das bandas de fazer algo criativo ou que ao menos não seja burocrático, convenhamos, ainda surgem aqui e ali algumas bandas que apostam no estilo. E o Eyes Of Gaia é um desses nomes. Surgida em 2009, a banda aposta nesse Power Melódico, com alguns toques Prog, que esteve em voga a quase 20 anos. Demérito? Mas de forma alguma, já que apresentam um elemento importantíssimo aqui, chamado paixão. É visível que os caras fazem sua música com gosto e isso é algo que no final da equação musical, sempre irá fazer muita diferença.

“Ah, mas a banda se utiliza de todos os clichês do estilo!”. “Juro que já escutei isso em algum álbum do Angra, Edguy ou do Helloween!”. Certamente os mimizentos que não curtem tal estilo de música irão se utilizar desse argumento. Tá, ok, concordo com tudo isso, mas e daí? Esse sentimento do qual falei acaba fazendo grande diferença no resultado final, já que evita que sua música se torne maçante, repetitiva e cansativa, como ocorre com grande parte das bandas do estilo hoje em dia. Mario Kohn se mostra um ótimo vocalista, não abusando daqueles falsetes irritantes que se tornaram marca do estilo lá nos anos 90, o que acaba por ser um ponto absurdamente positivo aqui. Bruno Tourinho e Paulo Virtuoso (ótimo sobrenome para um guitarrista) formam uma belíssima dupla e presenteiam a todos com ótimos riffs e melodias absurdamente cativantes, fora os solos de muito bom gosto. Já Rodolfo Liberato (baixo) e Betto Cardoso (bateria) formam uma parte rítmica afiada e que consegue dar variedade as músicas. E os refrões, como de praxe no estilo, são grudentos e fatalmente o ouvinte já os estará cantando antes mesmo da música acabar. Destaques inegáveis para “Heart Never Lies” (esse refrão só pode ter sido forjado pelo Tobias Sammet, de tão grudento), “Hidden From the Light” (vai te remeter aos melhores momentos do Helloween), “Rage of the Storm” (Angra???), a bela “Wake Up Call” e “Stand Up Again”.

A produção aqui ficou nada mais, nada menos, que a cargo de Edu Falaschi (Almah, ex-Angra), que cada vez mais se mostra um produtor de primeira linha. Simplesmente irrepreensível e não fica nada a dever em matéria de qualidade aos trabalhos vindos lá de fora. Já a caba é mais um belo trabalho do mestre Gustavo Sazes, responsável por algumas das capas mais belas da atualidade. Você é desses que acha que o Power Metal morreu e que as bandas que andam por ai na verdade são zumbis que poderiam estar em algum episódio de The Walking Dead? Sinto muito informar, mas você está um pouco enganado. The Power of Existence é um dos melhores álbuns do estilo que vai escutar em 2015, então se faz parte da turma que curte um Metal Melódico de qualidade, corra atrás sem medo.

NOTA: 8,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário