segunda-feira, 11 de maio de 2015

Syren – Motordevil (2015)




Syren – Motordevil (2015)
(Shinigami Records – Nacional)

01. Rebellion
02. Fighter
03. The Power of Something
04. Eyes of Anger
05. Stitched
06. Motordevil
07. Long Road
08. My Shadow, My Dear Friend
09. You're Gonna Die
10. The Prophecy of Marduk

O Rio de Janeiro sempre deu excelentes bandas à cena do Metal nacional e exemplos para isso não faltam no passado. Dorsal Atlântica, Taurus, Azul Limão Metalmorphose, dentre outros, estão ai para comprovar tal fala. Obstante um período um tanto quanto obscuro (onde ainda gerou alguns bons nomes), de uns tempos para cá a linha de produção carioca começou a funcionar em ritmo incessante, revelando bandas de qualidade aos montes e em diversas vertentes do Metal. Unindo veteranos com sangue novo, nomes como Confronto, Tellus Terror, Lacerated and Carbonized, Hatefulmurder, Statik Majik, The Black Rook, Readquarter, Left Hand, Dreadnox, Unearthly, Agressor, Saint Spirit, Mutran, dentre outros, mostram a diversidade desta que é uma das melhores cenas undergrounds do Brasil.

Apesar de não citada acima, o Syren faz parte desta lista desde o lançamento de seu bom debut, Heavy Metal (11), e após um hiato de 4 anos chega a seu segundo trabalho de estúdio. Bem, o que era bom, aqui se tornou ainda melhor, já que nesse período de tempo, além de ter passado por uma profunda reformulação (tendo restado apenas o vocalista Luiz Syren da formação que gravou o álbum anterior), sua música passou por um processo de amadurecimento e evolução muito positivos. O Heavy Metal apresentado em Motordevil mantêm uma pegada mais tradicional, mas soa moderno, tanto pela opção de uma afinação mais baixa como também pela ótima produção. Traçando um paralelo como referência, as dez faixas aqui presentes se aproximam muito do que foi feito por Bruce Dickinson em sua carreira solo, mais precisamente em Accident Of Birth (97) e Chemical Wedding (98). Convenhamos, uma ótima referência. Por falar no vocalista do Iron Maiden, ele exerce forte influência sobre Luiz (em alguns momentos você pode jurar que Bruce está cantando), que mostra possuir uma voz poderosa, podendo ser colocado entre as melhores do Metal nacional. A parte rítmica do Syren, composta por Bruno Coe (baixo) e Julio Martins (bateria) brilha durante toda a audição, esbanjando técnica e peso, segurando o tranco com folga. Já o guitarrista Guilherme De Siervi, que infelizmente saiu da banda no início de 2015, despeja ótimos riffs e bases, além de solos melodiosos e de muita categoria, mostrando que o fato da banda possuir apenas um guitarrista não afeta em nada a sonoridade de sua música. Destaques aqui para a incrível sequência inicial, com “Rebellion”, “Fighter”, “The Power of Something” e “Eyes of Anger”, além da excelente faixa título e de “My Shadow, My Dear Friend”, que ganhou um lyric vídeo.

A produção, como já dito, é ótima e conseguiu deixar tudo limpo, audível, mas com muito peso e agressividade, além de um ar moderno, tendo sido realizada por Guilherme, Julio e Bruno (responsável também pela mixagem e masterização). Já a capa é uma bela obra de Antonio César, da Not A Pipe. Demonstrando grande evolução, maturidade e principalmente, competência e criatividade, o Syren lançou um dos melhores trabalhos de Metal Tradicional de 2015, se credenciando a assumir uma posição entre os grandes nomes de nossa cena. Um trabalho empolgante, cheio de energia e que vai te fazer sair pela sala batendo cabeça e tocando sua air guitar.

NOTA: 8,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário