quinta-feira, 21 de maio de 2015

Anthares - O Caos Da Razao (2015)




Anthares - O Caos Da Razao (2015)
(Mutilation Records – Nacional)

01. Sementes Perdidas
02. Ócio
03. O Caos da Razão
04. No Poço do Obscuro
05. Dor Imortal
06. Mercador da Fé
07. Pesadelo Sul-Americano
08. Sonho Negro
09. Corporação do Terror
10. Canibal

1989, foi nesse ano que fui definitivamente apresentado ao Heavy Metal e teve início meu caso de amor com o estilo. Meu primeiro contato se deu através das bandas de Thrash da Bay Area e da escola germânica, mas logo comecei a ser apresentado a nomes seminais do estilo no Brasil. Nesse ponto, cinco bandas se tornaram essenciais para mim: Sepultura, Taurus, Korzus, Attomica e o Anthares, que dois anos antes havia lançado o clássico No Limite da Força, um dos melhores álbuns de Thrash que escutei até hoje.

Hoje em dia muitos reclamam da dificuldade de se ter uma banda de Metal no Brasil, mas só quem viveu os anos 80/90 tem ideia de como hoje em dia as coisas são muito mais simples. Mesmo para bandas de renome dentro de nosso cenário, as coisas não eram fáceis. Uma prova disso e que por diversos fatores, entre eles um hiato entre 1996 e 2004, o Anthares nunca lançou o sucessor de seu clássico debut. Pois bem, finalmente tão injustiça esta sendo corrigida.

Eis que surge O Caos da Razão, segundo trabalho de estúdio do Anthares. Confesso que antes da audição estava um tanto quanto ansioso, afinal de contas, estamos falando de uma das minhas bandas nacionais preferidas. Pois bem, já nos primeiros acordes, toda e qualquer ansiedade e até mesmo apreensão se esvaíram por completo. Ali, entrando por meus ouvidos e tomando conta de tudo, tinha aquele bom e velho Thrash Metal, direto, reto e sem qualquer pingo de frescura, que me conquistou 26 anos atrás. Senti-me em uma maquina do tempo, voltando a 1989 e sendo dominado por um saudosismo absurdo. As ótimas letras em português, os vocais e riffs agressivos, a cozinha dando variedade às músicas (o baixista Pardal Chimello e o baterista Evandro Junior são os remanescentes dessa época), tudo estava ali, intocado, como se quase três décadas não tivessem passado. Confesso, arrepiei.

O Caos da Razão não é o No Limite da Força e isso se torna seu grande trunfo, até porque convenhamos, o Anthares não precisa se copiar para lançar um grande trabalho. Ainda sim é um belíssimo álbum de Thrash Metal e certamente, um dos melhores trabalhos do estilo que você terá a chance de escutar esse ano. Nada aqui é descartável, nada aqui está sobrando ou fora do lugar. Mostrando estar na ponta dos cascos, nos entregam simplesmente 10 músicas de qualidade inquestionável, com destaque maior para “Sementes Perdidas”, “O Caos da Razão”, “Mercador da Fé”, “Pesadelo Sul-Americano” e “Canibal”.

Aqui temos um pouco da história do Metal no Brasil. Uma pagina importante e um verbete que finalmente tem sua continuidade merecida. Uma aula de Thrash Metal dada por quem realmente entende do estilo. Se prepare, pois o pescoço vai ficar dolorido.

NOTA: 8,5



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário