quarta-feira, 27 de maio de 2015

The Ogre - Idol Icon Black (2015)




The Ogre - Idol Icon Black (2015)
(Independente - Nacional)

01. 3 Nights Of Hell
02. Aqua Tofana
03. Gloomy Sunday (Sad Last Sunday)
04. The Ones Who Dwell Within
05. 3_49 Am
06. Medieval Macabre
07. Of Leng In Ye Cold Waste
08. The Curse Of Camp Crystal Lake
09. Ghosts

Uma das coisas que mais gosto de fazer com relação ao Heavy Metal é descobrir novos nomes, bandas que ainda desconheço. Por isso, passo horas e mais horas diárias vagando por diversos sites na internet, sempre em busca de nomes interessantes. Pois dias desses, em uma dessas buscas, me deparei com o The Ogre. E vejam só, para minha surpresa, descobri que se tratava de uma banda nacional.

Na verdade o The Ogre é uma One Man Band, um projeto do ex-vocalista do Faces of Madness, Diogo Marins. Pesquisando na internet, me deparei com alguns sites se referindo ao mesmo como uma banda de Progressive Death Metal, mas sinceramente, sou fortemente tentado a discordar de tal rótulo. O faço porque é simplista demais rotular dessa forma, uma sonoridade tão ampla como a escutada aqui. Durante a audição das nove faixas aqui presentes, você vai se deparar com referências a estilos diversos como Black, Death, Thrash, Atmostheric e até mesmo Metal Tradicional. Toda essa diversificação acaba por resultar em uma música que apesar de complexa, não perde em momento algum a musicalidade. Os temas aqui presentes soam absurdamente obscuros e agressivos, não só graças à música escutada, que em muitos momentos chega ser sufocante e opressiva, como também devido as parte lírica, muito sombria. Os vocais são bem variados, indo do gritado ao urrado/gutural, passando uma sensação de desespero em diversos momentos. Já as guitarras despejam riffs variados e pesados, além de boas melodias, o que dá a tal musicalidade citada lá em cima, mesmo meio a brutalidade da música do The Ogre. Os grandes destaques aqui vão para “3 Nights Of Hell”, “Gloomy Sunday (Sad Last Sunday)”, “Medieval Macabre”, “Of Leng In Ye Cold Waste” e “Ghosts”.

Idol Icon Black é um dos trabalhos que mais me surpreendeu esse ano, por ser inesperado, original e criativo. Procurando fugir de rótulos e do lugar comum no qual a maioria das vertentes do Metal se enfiou, o The Ogre se coloca como um nome muito promissor e que deve ser observado de perto nos próximos lançamentos, já que possui um potencial latente para evoluir muito mais. Metal de qualidade, esse é o rótulo que basta para definirmos o que escutamos aqui.

NOTA: 8,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário