quarta-feira, 6 de maio de 2015

Nando Moraes – Ignited! (2015)




Nando Moraes – Ignited! (2015)
(Independente – Nacional)

01. Rite Of Passage (Staring The Flames)
02. Once In A Shuffle Time
03. The Voyager
04. In Fire
05. Here it Comes: The Machine
06. Ignited!
07. Worth Fighting For

Quem me conhece sabe que sempre tive uma opinião bem firme a respeito de discos solos de guitarristas: costumam ser um pé no saco. Quase sempre esses trabalhos, instrumentais, consistem em um cara achando que trabalha em lanchonete de rodoviária movimentada, ou seja, em uma fritação sem fim de seu instrumento ou então querendo provar a seus pares (sim, porque quase sempre são álbuns gravados com foco voltado para outros músicos e não para o publico “comum”) que consegue ser tão rápido tocando uma guitarra quanto o Usain Bolt correndo os 100 metros rasos. Na boa, nunca tive paciência para isso.

Mas às vezes (vejam vem, eu disse às vezes) surge um ou outro músico nesse meio que possuiu uma paradinha cada vez mais rara na música, um tal de feeling. Nando Moraes, ex-guitarrista do Lethal Fear e um desses caras e prova isso em seu trabalho de estréia, Ignited!. Seu foco é acima de tudo a musicalidade e o maior exemplo disso consiste no fato de que, por mais que a guitarra seja o elemento central das composições (sério, não diga!!!), ele abre espaço para todos os músicos que o acompanham (o baixista André Garcia, o baterista Bruno “Méba” e o tecladista Bruno Santos) terem seus momentos de brilho. A parte rítmica é responsável por criar bases que imprimem bom peso e o teclado faz incursões precisas e muito belas. As músicas, que seguem uma linha mais cadenciada e não abusam da velocidade, são variadas e trafegam por estilos diversos como Rock, Metal, Progressivo, Blues, Jazz e Pop, mas nunca abrindo mão da melodia e acima de tudo, da musicalidade já citada. Isso faz de Ignited! um álbum fácil de ouvir, mesmo para aquele ouvinte “comum” que seja apenas fã de boa música. É dentro desse panorama que ele mostra toda a sua competência e técnica através de ótimos riffs e solos. Destaques para “Rite Of Passage (Staring The Flames)”, “Once In A Shuffle Time”, “Here it Comes: The Machine” e a faixa título.

A produção e mixagem ficaram a cargo de Nando Moraes e Fabio Ferreira, que também foi o responsável pela masterização, enquanto a capa e todo o projeto gráfico foi obra de Lucas Aldi. Ignited! é mais do que um álbum solo de guitarrista voltado para músicos ou fãs de música instrumental, mas sim um belíssimo trabalho voltado para aqueles que gostam de música de qualidade. Como disse lá em cima, sempre achei esse tipo de proposta um saco, mas aqui sou obrigado a “pagar pau”, Nando Moraes é foda. Se curte Satriani e afins, pode ir sem medo.

NOTA: 8,5



Nenhum comentário:

Postar um comentário