quinta-feira, 18 de junho de 2015

Animal House - Limbo (EP) (2015)




Animal House - Limbo (EP) (2015)
(Independente – Nacional)

01. Last Greatest Hero
02. Monochromatic
03. New Age Messiah
04. Middle Finger Blues (Live Unplugged)

Nos anos 80 e 90, era bem comum nos depararmos com bandas nacionais que apresentavam boas ideias, mas com uma produção fraca. Eram tempos difíceis, onde conseguir gravar um Cd era desafiador. Estúdios caros e de qualidade baixa, poucos produtores realmente especializados no estilo e que entendiam o que estavam fazendo, dentre “trocentas” outras dificuldades. Hoje em dia os tempos são outras, gravar com qualidade se tornou muito mais simples e chega a ser comum nos depararmos até mesmo com produções caseiras que superam em muito a qualidade de produção de muitos CDs daquele período. São as benesses da tecnologia em ação.

Talvez por isso, hoje eu tenha certa dificuldade em hoje lidar com materiais que não possuam uma boa qualidade de gravação. Quem escutou o debut dos paranaenses do Animal House lançado em 2012, First Blood (que pode ser baixado no link localizado ao final da resenha), se deparou com um Heavy/Rock com influências de Southern e Blues, mas que acabou prejudicado pela produção, que não era das melhores e foi responsável por fazer com que boas idéias em parte se perdessem. Nesse EP isso ainda não está totalmente corrigido, mas é inegável que a produção está alguns patamares acima do debut. Essa melhora deu ao som do Animal House mais peso e intensidade, além de um ar mais moderno, apesar de ainda ser possível escutar de forma clara em seu som a sonoridade da estréia. As composições estão nitidamente mais bem arranjadas e caprichadas, mostrando todo o crescimento técnico da dupla M.Animal (vocal/bateria) e Paulo On (guitarra/baixo), o que gera um trabalho com maior maturidade e bom potencial para crescimento futuro. Destaques vão para “Monochromatic” e “New Age Messiah”.

Bem, não vou ser político. A qualidade da produção afeta de certa forma o resultado final do trabalho e a nota dessa resenha. E olha que procurei focar minha atenção bem mais no som e nas ideias que o Animal House apresenta em Limbo, mas até isso se torna um pouco difícil em um ou outro momento. Como tenho buscado cada vez mais ser um sujeito menos ranzinza, vou dar aqui muito mais peso a criatividade e ao potencial musical apresentado pela dupla paranaense do que a outros aspectos. Com uma produção legal, certamente podem se firmar entre os grandes nomes da música pesada no Brasil, caso contrário, teremos aqui mais um caso de potencial desperdiçado, o que seria uma pena. Como diz o ditado popular, de boas intenções o inferno está cheio. Fica dada ai a dica!

NOTA: 7,5



Nenhum comentário:

Postar um comentário