sábado, 12 de julho de 2014

Os 10 melhores álbuns de Metal de 2014 até o momento.




Listas têm a capacidade ímpar de gerar grandes polêmicas. Qualquer Top 10 alguma coisa é capaz de despertar paixões inflamadas e discussões acaloradas. Perdemos a razão e falamos com a emoção. Mas a verdade é que somos apaixonados por essas listas, justamente por tudo isso listado acima.
Metade de 2014 passou, ótimos álbuns foram lançados e muitos já estão anotando no canto do bloco, aqueles CD’s que entrarão em suas listas de 10 melhores de 2014 no mês de Dezembro. E aqui não é diferente, tenho meus preferidos entre os que já saíram e espero ansiosamente por alguns que estão por vir. Ainda sim, resolvi listar aqui aqueles que considerei os 10 melhores álbuns lançados até o momento em 2014.
E você? Concorda? Discorda? Qual a sua lista? Aqui vai a minha!

10º LUGAR: Killer Be Killed – Killer Be Killed


Sempre tive os dois pés atrás com supergrupos e isso não era diferente antes do lançamento do projeto que une Max Cavalera (vocal e guitarra, ex Sepultura, Soufly/Cavalera Conspiracy), Greg Puciato (vocal e guitarra, The Dillinger Escape Plan), Troy Sanders (baixo e vocal, Mastodon) e Dave Elitch (bateria, ex Mars Volta). Felizmente o que encontramos aqui é um Metal moderno, pesado, melodioso e carregado de excelentes riffs. Por isso e pelo belo trabalho vocal, ganham a 10ª colocação até o momento.


9º LUGAR: Alcest – Shelter


O Alcest sempre foi uma banda diferenciada com a melancolia inerente a sua sonoridade e pela força criativa de Niege. Mesmo tendo deixado toda e qualquer influência do Black Metal de outrora de lado, sua música continuou a despertar os mesmos sentimentos do passado. Como dito na resenha do álbum, Se a nossa vida fosse um filme, Shelter certamente seria sua trilha sonora.


8º LUGAR: Crowbar – Symmetry In Black


Crowbar nunca erra. Donos de uma discografia impecável, a banda liderada pelo vocalista e guitarrista Kirk Windstein nos presenteou com mais um trabalho esmagador, com aquela sonoridade única e inconfundível. Conseguindo despertar sentimentos que vão da agressividade a melancolia, Symmetry in Black é um dos grandes trabalhos de 2014.


7º LUGAR: Ratos de Porão – Século Sinistro


Verdadeira instituição da música pesada brasileira, o Ratos de Porão voltou após um hiato de 8 anos sem álbuns de estúdio. E que retorno! Avassalador, destruidor e brutal são pouco para definir Século Sinistro. Dificilmente uma banda nacional conseguirá se equiparar a eles em matéria de peso em 2014.


6º LUGAR: Project46 – Que Seja Feita A Nossa Vontade


O Project46 é uma das principais bandas da nova geração do Heavy Metal no Brasil. Praticando um som moderno, pesado e de uma brutalidade impar, apresentaram um trabalho que certamente irá chocar os mais desavisados, tamanho o nível de violência. Desferindo uma porrada atrás da outra, Que Seja Feita Nossa Vontade coloca o Project46 entre as melhores bandas de Metal do país. Esmagador!


5º LUGAR: Dynahead – Chordata II


Eis um disco que certamente causará discussões por estar aqui. Banda oriunda de Brasília, o Dynahead pratica um Metal absurdamente experimental, misturando no mesmo caldeirão Djent, Thrash, MPB, Bossa Nova, Jazz, dentre outros. Se não é um som fácil mesmo para aqueles que possuem a mente mais aberta para a música, imaginem para os que têm um gosto mais tradicional. O sucessor de Chordata I (outro belo trabalho, lançado em 2013) e com o qual forma um trabalho conceitual sobre a origem da vida, é carregado de personalidade e originalidade, como toda a discografia do Dynahead.


4º LUGAR: Lost Society – Terror Hungry


Thrash Metal da Bay Area praticado na Finlândia. De todas as bandas surgidas no revival do Thrash nos últimos, anos, o Lost Society está facilmente entre as três melhores. Veloz, agressivo, caótico e muito divertido, é daqueles álbuns que te fazem voltar no tempo e se sentir novamente nos anos 80. E ainda tem de bônus um cover muito legal para I Stole Your Love, do Kiss. Dificilmente alguém lhe roubará o posto de melhor álbum de Thrash de 2014.


3º LUGAR: Rival Sons – The Great Western Valkyrie


Apesar da terceira colocação, este álbum poderia muito bem estar em primeiro, já que se encontra no mesmo nível que os dois acima dele nessa lista. Um dos nomes mais interessantes dessa leva de banda surgidas nos últimos anos praticando Classic Rock, os americanos do Rival Sons reciclam grandes nomes do Rock como Led Zeppelin, Who, Stones e Hendrix, nos devolvendo um som com cara própria. Maduro, com um dos melhores vocalistas da nova geração (Jay Buchanan) e riffs de guitarra simplesmente viciantes, The Great Western Valkyrie tem tudo para entrar no panteão dos grandes álbuns da história do Rock.


2º LUGAR: Triptykon – Melana Chasmata


Tom Warrior é um gênio. Isso já bastaria para colocar Melana Chasmata entre os 10 melhores álbuns de 2014. Após lançar álbuns seminais para a história do Metal com o lendário Celtic Frost, Tom criou o Triptykon para dar prosseguimento ao que havia apresentado no último trabalho de sua ex-banda, Monotheist (2006). O que se aplica ao Rival Sons, também se aplica aqui, já que poderia ser o primeiro da lista. Não é um trabalho para todos os gostos, mas é uma verdadeira obra prima. Pesado, agressivo e arrastado, Melana Chasmata tem uma capacidade única de despertar as emoções mais obscuras naquele que o escuta. Um clássico atemporal.


1º LUGAR: Mastodon – Once More ‘Round the Sun


Provavelmente um dos álbuns mais esperados pelos fãs de Metal em 2014. O Mastodon é certamente uma das bandas mais inovadoras e diferenciadas surgidas nos últimos 15 anos. Com sua mistura de Classic Rock e Progressivo, riffs densos e intricados e harmonias vocais únicas, se colocam milhas a frente da concorrência. Consistente e pesado, Once More ‘Round the Sun tem tudo para se consagrar como o melhor álbum do ano nas listas que serão feitas em Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário