quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Stoneria – Stoneria (2014)




Stoneria – Stoneria (2014)
(Independente – Nacional)

01. Nada a Perder
02. Antisocial
03. A Cela
04. Latino Americano
05. Calça Jeans
06. Guerra Civil
07. D.4
08. Até Logo
09. Fausto
10. Cicatriz

Quando você pega o Cd em mãos e presta atenção na capa e no nome da banda, a primeira coisa que você imagina é que o Stoneria, banda surgida em São Paulo no ano de 2007, aposta naquele Stoner Rock que anda tão em evidencia no exterior nos dias de hoje. E sinceramente, nem acho que isso seja pré-julgamento, ocorre naturalmente mesmo.

Então você coloca o trabalho para rodar e ao final da audição, a surpresa é inevitável. Claro que aquela sonoridade típica do Classic Rock setentista se faz presente aqui e ali, mas esse é só um dos aspectos da música apresentada pelo quarteto paulista, já que elementos de Punk, Rock and Roll e Alternativo brotam por todos os lados enquanto as músicas rolam. Até mesmo uma viola caipira surge em determinado momento, durante a introdução de “Latino Americano”. O resultado disso é uma música carregada de energia e com um clima bem despojado, bem Rock and Roll mesmo e que é muito, mas muito legal. As letras são todas em português e bem interessantes e as guitarras, como não poderiam deixar de ser, tem uma dose razoável de sujeira, algo que falta muito hoje em dia, onde muitas bandas optam por uma sonoridade excessivamente limpa, quase asséptica. A “cozinha”, além de imprimir bom peso, acaba sendo a principal responsável pelo clima mais desocmpromissado da música do Stoneria. Os maiores destaques aqui são “Nada a Perder”, “A Cela”, “Latino Americano”, “Guerra Civil” e “Cicatriz”.

A produção, mixagem e masterização ficaram a cargo de Fernando Sanches e ficou em bom nível, já que tudo está plenamente audível, com bons timbres e com aquela saudável dose de sujeira já citada. Já a capa, bem legal, é obra de Gabriel Cainê. Com uma sonoridade bem variada e bem particular, graças a união de elementos tão diversos, o Stoneria terminou lançando um belíssimo álbum de Rock and Roll, desses que os amantes do estilo precisam ouvir.

NOTA: 8,0

Stoneria é:

- JJ Zen (Vocal)
- Pedro Rocha (Guitarra)
- Jimi (Baixo)
- Arthur George (Bateria)




Nenhum comentário:

Postar um comentário