sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Classic Review: Black Sabbath – Paranoid (1970)




Black Sabbath – Paranoid (1970)
(Vertigo)

01. War Pigs
02. Paranoid
03. Planet Caravan
04. Iron Man
05. Electric Funeral
06. Hand of Doom
07. Rat Salad
08. Fairies Wear Boots

Led Zeppelin e Deep Purple influenciaram o Metal, o debut do Black Sabbath lançou o estilo, mas foi Paranoid, lançado pouco mais de 7 meses depois, que finalizou o serviço e definiu o que viria a ser o Heavy Metal. Sim, entendo que muitos irão discordar de tal afirmativa, já que para o senso comum, Black Sabbath é o primeiro álbum de Metal da história, mas a verdade é que o mesmo é basicamente um álbum que apresenta um Blues muito pesado e acima de tudo, assustador, devido à pegada bem obscura.

Esse é o primeiro álbum 100% Heavy Metal da história, por mais que aquela pegada Blues Rock ainda surja aqui em ao menos duas músicas, “Paranoid” e “Fairies Wear Boots”. A diferença? Não só ambas, como as demais músicas presentes aqui, se mostram muito mais pesadas, agressivas e enérgicas que no debut. Apesar de ter sido escrito durante a turnê do trabalho de estréia, ele também se mostra surpreendentemente mais coeso e refinado que seu antecessor, o que o torna ainda mais impressionante. Vale citar que em Paranoid estão presentes alguns dos melhores e mais marcantes riffs da história do Sabbath, vide os exemplos da já citada faixa título, espetacular em sua simplicidade e “Iron Man”, que de tão marcante é conhecida até mesmo por pessoas que sequer curtem Heavy Metal. Aqui também estão, até mais do que em seu debut, as raízes para o que viria a ser o Doom Metal. Se acha exagero da minha parte, basta escutar “Electric Funeral” e “Hand Of Doom” e diga-me se estou errado. Além das faixas já citadas, temos a magnânima e clássica “War Pigs”, que abre o álbum com seus 8 minutos que passam em 2, a viajante e bela “Planet Caravan”, colocada estrategicamente após as duas primeiras faixas para ser um momento de calmaria e preparar o ouvinte para o que viria a seguir e “Rat Salad” que é basicamente o momento do solo de bateria do álbum.

Paranoid é a pedra angular do Heavy Metal e um trabalho essencial para se entender o estilo como conhecemos hoje. Exatos 45 anos se passaram desde seu lançamento, mas essa obra prima atemporal é até hoje um trabalho mais do que atual, tanto que se eu tivesse que escolher um álbum para explicar o que é Heavy Metal a um leigo, ele seria a escola. Básico, essencial e acima de tudo, obrigatório!

NOTA: 10






Nenhum comentário:

Postar um comentário