Avantasia
– Ghostlights (2016)
(Voice
Music – Nacional)
01.
Mystery of a Blood Red Rose (Tobias Sammet)
02.
Let the Storm Descend Upon You (Tobias, Jorn Lande, Ronnie Atkins,
Robert Mason)
03.
The Haunting (Dee Snider, Tobias)
04.
Seduction of Decay (Geoff Tate, Tobias)
05.
Ghostlights (Michael Kiske, Tobias, Jorn Lande)
06.
Draconian Love (Herbie Langhans, Tobias)
07.
Master of the Pendulum (Marco Hieatala, Tobias)
08.
Isle Of Evermore (Sharon Den Adel, Tobias)
09.
Babylon Vampyres (Tobias, Robert Mason)
10.
Lucifer (Jorn Lande, Tobias)
11.
Unchain The Light (Tobias, Ronnie Atkins, Michael Kiske)
12.
A Restless Heart and Obsidian Skies (Bob Catley, Tobias)
Tenho
lá minhas dúvidas se Tobias Sammet imaginou a proporção que o
Avantasia tomaria quando do lançamento de seu primeiro trabalho, The
Metal Opera, em 2001. De lá pra cá, se seguiram mais 6
trabalhos (contando com Ghostlights) e o Avantasia, que
começou como um simples projeto, tomou ares de uma das maiores
bandas da história do Power Metal.
Bem,
já vou deixando claro a todos, meu parâmetro de qualidade para
comparação são os dois The Metal Opera, mas não pelo
estilo de música praticado nos mesmos, mas sim pela qualidade das
composições presentes em ambos. E bem, posso começar dizendo que
se você estiver esperando por um típico trabalho de Power Metal,
que remeta em matéria de sonoridade os dois primeiros álbuns, vai
se decepcionar um pouco.
Claro
que os momentos tipicamente Power se fazem presentes aqui, isso é
algo inevitável, mas os elementos Sinfônicos, Progressivos e até
mesmo uma ou outra passagem mais puxada para o Hard são encontradas
nas canções. O grande problema é que a fórmula adotada por Tobias
já está esgotada e em poucas vezes funciona de verdade. Apesar de
termos boas melodias, não chegam ser marcantes e os riffs aqui
presentes acabam soando um tanto requentados. Os refrões também não
estão tão impactantes como em trabalhos anteriores. Tobias se
arrisca pouco a sair da receita de bolo criada por ele para o
Avantasia.
Um
outro pecado foi a grande quantidade de vocalistas, o que impediu que
alguns fossem melhores explorados, caso por exemplo de Herbie
Langhans, do Sinbreed, que se destaca em um dos momentos no qual
Sammet arrisca a sair de sua zona de conforto. Dois nomes aqui se
destacam dos demais, Michael Kiske e Jørn
Lande. Já no campo oposto, acabam mal aproveitados músicos do
quilate de Sharon den Adel (em uma balada insossa) e Bob Catley
(faltou um refrão de impacto aqui). Ainda atuaram como convidados,
Bruce Kulick e Oliver Hartmann (ex-At Vance), tocando guitarras em
algumas faixas e o baterista do Edguy, Feliz Bohnke.
Isso
quer dizer que Ghostlights é uma verdadeira arma de
destruição em massa de tão ruim e óbvio? De forma alguma, pois
Tobias Sammet, mesmo passando a maior parte do tempo acomodado,
consegue acertar a mão quando se permite arriscar ou a inspiração
está em dia. Vide por exemplo, a já citada participação de Herbie
Langhans em “Draconian Love” com momentos tipicamente
góticos ou os mais de 12 minutos de “Let the Storm Descend
Upon You”, com vocais divididos entre Tobias, Jorn, Ronnie
Atkins (Pretty Maids) e Robert Mason (Warrant) e onde ele consegue
evitar qualquer tipo de exagero, o que resulta em uma música
simplesmente épica. “Master of the Pendulum”, com
participação de Marco Hietala (Nightwish), também é outra que se
destaca bastante pela agressividade. Já “Mystery of a Blood Red
Rose”, única que Tobias canta sozinho, mostra que quando ele
quer criar um refrão grudento, poucos conseguem superá-lo, enquanto
“Ghostlights” (com Jørn
e Kiske) e “Unchain The Light” (Kiske e Atkins) provam que
ele não perdeu a mão para compor Power Metal, já que ambas vão
empolgar os amantes do estilo.
Ao
final, nem 8 e nem 80, mas apenas um álbum do Avantasia que agradará
em cheio os fãs da banda e fornecerá mais motivos para os que não
curtem denegrirem a mesma (o que julgo injusto). Se você anseia por
escutar um novo The Metal Opera, o conselho que te dou é que
vá lá na sua estante de CDs, pegue os títulos em questão e os
coloque para tocar no som, porque isso não ocorrerá novamente.
Sammet não precisa compor novamente esses álbuns, pois já o fez a
15 e 14 anos atrás e a vida seguiu seu curso evolutivo natural. A
nota que vou dar pouco importa aqui (ela vai refletir em parte o meu
gosto musical), pois se você for realmente for fã da banda, vai
aprovar com louvor Ghostlights.
Só
lembrando que o álbum está saindo em uma primeira prensagem
nacional limitada a 1000 cópias, dupla, embalada em um digipack
lindo e numerada a mão. Então corram porque certamente vai vender
igual água no Deserto do Saara.
NOTA:
7,5
Avantasia
é:
-
Tobias Sammet (Vocal/Teclado/Baixo)
-
Sascha Paeth (Guitarra/Teclado/Baixo)
-
Miro (Teclado/Orquestrações)
Convidados:
- Felix Bohnke
(Edguy) (Bateria)
- Herbie Langhans
(Sinbreed) (Vocal)
- Robert Mason
(Warrant) (Vocal)
- Bruce Kulick
(Grand Funk Railroad/Ex-Kiss) (Guitarra)
- Oliver Hartmann
(ex-At Vance) (Guitarra)
- Dee Snider
(Twisted Sister) (Vocal)
- Geoff Tate
(Operation:Mindcrime/ex-Queensrÿche) (Vocal)
- Marco Hietala
(Nightwish) (Vocal)
- Sharon den Adel
(Within Temptation) (Vocal)
- Michael Kiske
(Kiske Somerville/Place Vendome/Unisonic/ex-Helloween) (Vocal)
- Ronnie Atkins
(Pretty Maids) (Vocal)
- Bob Catley
(Magnum) (Vocal)
- Jørn Lande
(Allen-Land/ex-Masterplan)
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