quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Lynyrd Skynyrd – One More For The Fans (2015) (CD/DVD)



Lynyrd Skynyrd – One More For The Fans (2015) (CD/DVD)
(Shinigami Records – Nacional)

CD1
01. Whiskey Rock-A-Roller (Performed By Randy Houser)
02. You Got That Right (Performed By Robert Randolph & Jimmy Hall)
03. Saturday Night Special (Performed By Aaron Lewis)
04. Workin’ For MCA (Performed By Blackberry Smoke)
05. Don’t Ask Me No Questions (Performed By O.A.R.)
06. Gimme Back My Bullets (Performed By Cheap Trick)
07. The Ballad Of Curtis Loew (Performed By moe. & John Hiatt)
08. Simple Man (Performed By Gov’t Mule)
09. That Small (Performed By Warren Haynes)
10. Four Walls Of Raiford (Performed By Jamey Johnson)
CD2
11. I Know A Little (Performed By Jason Isbell)
12. Call Me The Breeze (Performed By Peter Frampton)
13. What’s Your Name (Performed By Trace Adkins)
14. Down South Jukin’ (Performed By Charlie Daniels & Donnie Van Zandt)
15. Gimme Three Steps (Performed By Alabama)
16. Tuesday’s Gone (Performed By Gregg Allman)
17. Travelin’ Man (Performed By Lynyrd Skynyrd)
18. Free Bird (Performed By Lynyrd Skynyrd)
19. Sweet Home Alabama (Performed By Lynyrd Skynyrd & All-Star Ensemble)

O Lynyrd Skynyrd dispensa apresentações e sua importância, não só para o Southern, como também para o Rock em geral é indiscutível. Canções como “Free Bird”, “Simples Man”, “Tuesday’s Gone”, “Sweet Home Alabama” ou “That Small” estão aí para comprovar tal afirmativa. Mas a carreira da banda também é marcada pelo trágico acidente aéreo ocorrido em 77, justamente no melhor momento de sua carreira e que resultou na morte de diversos membros da banda e de sua equipe, dentre eles o vocalista e principal compositor Ronnie Van Zant.

Os fãs mais radicais podem não concordar com o retorno da banda nos anos 80, capitaneada por Johnny Van Zant, irmão de Ronnie, mas a verdade é que os caras estão aí, firmes, fortes e mais respeitados do que nunca. A prova disso? One More For The Fans, um tributo ao vivo, onde grandes nomes prestam sua homenagem ao “'lĕh-'nérd 'skin-'nérd”. Gravado no Fox Theatre, em Atlanta, no dia 12 de novembro de 2014, esse show fez parte de uma campanha para evitar a demolição do mesmo e, para os mais desatentos, o título do CD/DVD não foi escolhido sem motivo. Foi exatamente nesse mesmo teatro, no ano de 1976, que a banda gravou um dos mais espetaculares trabalhos ao vivo da história do Rock, One More From The Road.

O que falar desse trabalho? São 19 clássicos absolutos, 16 deles interpretados por grandes nomes do Southern, do Country, do Rock e do Soul, músicos do calibre de Gregg Allman, Peter Frampton, Gov’t Mule, Blackberry Smoke, Cheap Trick, Randy Houser, Robert Randolph (um cara que toca uma guitarra de pedal steel como poucos por ai), Warren Haynes, dentre muitos outros, abarcando todas gerações e devidamente acompanhados pela All Star House Band. Já as 3 ultimas canções são tocadas pelo Lynyrd Skynyrd, sendo que em “Travelin’ Man” rola um dueto entre Johnny e Ronnie (que aparece no telão cantando) e em “Sweet Home Alabama”, a presença de todos os participantes do tributo. Simplesmente de arrepiar.

Musicalmente não tem nada que possamos falar sem chover no molhado. Clássicos em cima de clássicos sendo executados por nomes altamente competentes, público empolgado e áudio captado de forma perfeita. Já o DVD tem uma ótima edição e captação de imagens, tudo muito bem produzido, além de entrevista com a banda e depoimentos de todos os participantes, que versam sombra a influência do Lynyrd tanto para o Southern quanto para o Country (em 2010 foi lançado um tributo, Sweet Home Alabama – The Country Music Tribute to Lynyrd Skynyrd, reunindo grandes nomes do estilo).

Sabe aquele material que se torna obrigatório não só para o fã da banda quanto para qualquer amante de boa música? One More For The Fans entra nessa categoria e felizmente, agora está disponível em versão nacional. E se posso lhes dar uma sugestão, não escolha qual adquirir, pois tanto o Cd (Duplo) quanto o DVD compensam em muito a aquisição. Simplesmente fantástico!

NOTA: 9,5

Lynyrd Skynyrd:
- Johnny Van Zant (Vocal)
- Gary Rossington (Guitarra)
- Rickey Medlocke (Guitarra)
- Mark Matejka (Guitarra)
- Johnny Colt (Baixo)
- Peter Keys (Teclado)
- Michael Cartellone (Bateria)
- Dale Krantz-Rossington (Backing vocals)
- Carol Chase (Backing vocals)


Nenhum comentário:

Postar um comentário