segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

The Cross – Flames Through Priests (2015) (EP)


The Cross – Flames Through Priests (2015) (EP)
(Eternal Hatred Records/The Fall Records)

01. Cursed Priest
02. Sweet Tragedy
03. Flames of Deceit *
04. The Fall *
05. Scars of na Illusion *
* Músicas presentes na Demo “The Fall” – 1993

Os mais novos podem não ter noção, mas a baiana The Cross foi uma das bandas precursoras do Doom Metal no Brasil. Dentre idas e vindas, com hiatos entre 1998-2005 e 2008-2013, já se vão 25 anos de carreira. Nesse tempo, infelizmente, lançaram apenas a demo The Fall (93) e nada mais. Mas agora Flames Through Priests vem para corrigir essa falha na história do The Cross. Esse Ep é composto por duas faixas inéditas e as três faixas presentes na supracitada Demo, unindo assim passado e presente, além de indicar o futuro do grupo soteropolitano.

O Doom Metal aqui praticado é pesado, soturno, arrastado e resvala em alguns momentos no Black e no Death, possuindo referências que vão desde Black Sabbath e Candlemas até My Dying Bride e afins. Os vocais de Eduardo Slayer seguem uma linha mais rasgada e se encaixam perfeitamente no som intenso da banda, cortesia das ótimas guitarras de Elly Brandão e Pedro Maia, que despejam riffs densos e macabros. Já a parte rítmica, composta por Luciano Nogueira (Baixo) e Alex Rocha (Bateria) esbanja peso e dinamismo, além de mostrar boa técnica.

Os inevitáveis destaques ficam por conta das duas faixas inéditas, “Cursed Priest” e “Sweet Tragedy”, onde vemos um som carregado de personalidade e dinamismo. Já as faixas presentes em The Fall mostram o potencial latente que já existia em 1993, além de mostrar uma ótima qualidade de gravação para uma demo dessa época. Quem viveu esse período, sabe como na maioria dos casos a qualidade era sofrível.

Sem espaço para firulas e apresentando uma sonoridade carregada de obscuridade, melancolia e melodias que beiram o macabro (no melhor sentido da palavra), o The Cross vai agradar em cheio as almas macambúzias apreciadoras de Doom Metal.

NOTA: 8,0

The Cross é:

Gravação
- Eduardo Slayer (Vocal)
- Elly Brandão (Guitarra)
- Pedro Maia (Guitarra)
- Luciano Nogueira (Baixo)
- Alex Rocha (Bateria)

Atual
- Eduardo Slayer (Vocal)
- Elly Brandão (Guitarra)
- Felipe Sá (Guitarra)
- Mario Baqueiro (Baixo)
- Louis (Bateria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário