quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Desdominus – Uncreation (2015)




Desdominus – Uncreation (2015)
(Misanthropic Records/Brutaller Records/Impaled Records/Heavy Metal Rock - Nacional)

01. Certo e Convicto
02. Erase the God Within
03. Uncreation
04. Sacred Scrolls of Holy Lies
05. Cathedra
06. Introspection (Instrumental)
07. Inner Elevation
08. Waves Collide
09. Beyond The Allowed
10. Sublimation (Instrumental)

Boa parte dos fãs de Metal no Brasil certamente desconhece o Desdominus, banda oriunda de Americana/SP e já na estrada desde 1993. Aos que se encaixam nessa afirmativa acima, só posso lamentar, pois nesses 22 anos de caminhada o grupo conseguiu conquistar o respeito de todos aqueles que acompanham nosso cenário underground com seu Death/Black pesado e brutal.

Apesar do longo tempo de estrada, esse é apenas o 3° álbum de estúdio do Desdominus (uma dessas injustiças que ocorre muito em nossa cena) e sucessor natural do muito bom Devastatind Millenary Lies (13). Uncretaion é sem duvida alguma o trabalho mais maduro lançado pela banda e digo isso no sentido mais positivo que tal afirmação possa ter, já que escutamos aqui uma verdadeira aula de como fazer Metal extremo.

Como já dito, o Desdominus pratica Death/Black Metal, mas rotular o som do quarteto apenas como isso é limitar sua sonoridade, que vai muito além e é muito mais rica que essa simples definição, já que sobre tal base podemos enxergar influências diversas. Paolo Bruno se destaca com seus vocais rasgados e que remetem diretamente a bandas de Black, enquanto em parceria com Wilian Gonsalves, forma uma dupla de guitarristas afiadíssima e que despeja além de riffs agressivos, solos que possuem belas melodias. Já a parte rítmica, composta pelo baixista Rafael Faria e o baterista Ney Paulino, esbanja técnica e variedade, além de imprimir grande peso as composições.

As músicas aqui presentes, além de possuírem grandes doses de rispidez e brutalidade, se mostram muito técnicas, coesas e bem arranjadas. Também podemos escutar diversos momentos que pendem mais para o atmosférico, o que acaba por dar uma diversidade bem legal às composições. Em um trabalho de nível altíssimo, se destacaram aos meus ouvidos “Certo e Convicto” (a única em português e com um pequeno trecho de um show do grande George Carlin inserido no meio a música), “Erase the God Within”, “Uncreation”, “Inner Elevation” e “Beyond The Allowed”.

Todo o processo de produção ficou a cargo de Ricardo Biancarelli e o nível de qualidade é muito bom. Conseguiu deixar tudo bem claro e audível, mas sem tirar nada do peso e da agressividade do som. Já a capa é um belo trabalho de Rafael Tavares, que fugiu dos chavões do estilo e consegui retratar o conteúdo lírico/musical do trabalho de forma perfeita.

É duro pensar que no Brasil, existem pessoas que dão mais valor a bandas de qualidade inferior vindas de fora, deixando relegados nomes como o Desdominus, que foi capaz de em Uncreation, fazer não só um excelente álbum, que transborda criatividade, como também demonstrar muita personalidade. Um dos melhores trabalhos de Metal extremo que escutei nesse ano de 2015.

NOTA: 9,0

Desdominus é:

- Paolo Bruno (Vocal/Guitarra)
- Wilian Gonsalves (Guitarra)
- Rafael Faria (Baixo)
- Ney Paulino (Bateria)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário