quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Impiedoso - Reign in Darkness (2017)


Impiedoso - Reign in Darkness (2017)
(Sangue Frio Records/Violent Records/Brutal Wear/Impaled Records - Nacional)


01. The Sleep of Satan
02. Pelas Desgraças de Deus
03. Domination
04. Eu Vejo o Fim
05. Liberty to Satan
06. 66 Impiedoso
07. Fire
08. Master of Darkness
09. Demônio da Sedução
10. Under the Moon's Domain

Apesar de Reign in Darkness ser seu primeiro álbum de estúdio, não se engane, o catarinense Impiedoso passa longe de ser uma banda novata. Surgida no ano de 1998, das cinzas do Imperium Tenebrae, a banda é uma veterana do cenário Black Metal no Brasil, tendo liberado anteriormente três demos, Master of Darkness (99), Unholy Prophecy (04) e Abismo da Desgraça (09). Ainda assim, com quase 20 anos de carreira, era um nome desconhecido para boa parte daqueles que não acompanham mais de perto o estilo no Brasil.

Musicalmente, o grupo não nega em momento algum suas raízes, que estão muito firmemente fincadas naquela segunda geração do Black Metal, com uma proeminência maior da influência de bandas gregas e norueguesas (notadamente mais as primeiras). Sendo assim, sua música é blasfema, crua, agressiva, sem muitos espaços para melodias (que até existem, mas de forma discreta). A rispidez do material muitas vezes impressiona, valendo dizer que não apostam apenas na velocidade pura e simples, já que suas canções possuem diversos momentos mais cadenciados. Essa variação acaba sendo de suma importância para Reign in Darkness.


Vocais rasgados, guitarras gélidas que despejam riffs afiadíssimos, parte rítmica forte e teclados discretos e sombrios, muitíssimos bem encaixados. É isso que você vai encontrar nos 10 hinos (a primeira faixa é uma breve introdução) de puras blasfêmias evocadas pelo Impiedoso. Apesar da qualidade de todas, vale destacar a ríspida “Pelas Desgraças de Deus”, “Liberty to Satan”, com seus mais de 10 minutos, boa cadência e várias mudanças de tempo, “Fire”, onde os vocais se destacam bastante, além de “Demônio da Sedução” e “Under the Moon's Domain”, que se mostram bem variadas e com bom trabalho das guitarras.

Produzido e mixado pelo guitarrista/tecladista da banda, David Lago (Mortuum), e masterizado por Georgi Radev no Solarfall Studios (Alemanha), não esperem nada límpido e cristalino. A produção se encaixa perfeitamente dentro da proposta da banda, soando bem crua e suja, como se saída diretamente dos anos 90, mas com o diferencial de você conseguir escutar todos os instrumentos com clareza. Já a capa e a parte gráfica não negam a proposta blasfema da banda, tendo sido obra de Eliseu Souza e de Mortuum. Sente falta daquele Black Metal mais raiz? Pois o Impiedoso é feito sobre medida para você!

NOTA: 8,0

Impiedoso é:
- Azoth (vocal);
- Mortuum (guitarra/teclado);
- Jagar (guitarra);
- Nahash (baixo);
- Aldebaran (bateria).

Facebook
Bandcamp
YouTube

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário