quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Centrate - Ritual (2016)


Centrate - Ritual (2016)
(Heavy Metal Rock - Nacional)


01. Doom
02. Voodoo   
03. In the Face of Death   
04. Forever Mine   
05. Soul Collector    
06. Old Man's Table    
07. Infected    
08. Kill till Death    
09. Revenge   
10. Ritual    
11. Exorcism (Bônus Track)

Em matéria de Thrash Metal, o cenário alemão nunca ficou devendo nada ao americano. No passado, bandas como Kreator, Sodom, Destruction, Tankard, Exumer, Living Death e Assassin colocaram o país no mapa do estilo, e nos dias atuais, nomes como Dust Bolt, Toxic Waltz, Reactory e Pessimist honram o Thrash Metal na Alemanha. É exatamente de lá que vem o Centrate, que surgiu na cidade de Dillenburg em 2007 com o nome de Without Fear, tendo adotado a atual alcunha em 2010. Em 2015 soltaram seu primeiro trabalho, o EP Tiger Force, e em dezembro do ano passado finalmente chegaram ao seu debut, Ritual, que agora é lançado no Brasil através do selo Heavy Metal Rock.

Então estamos diante de um legítimo representante da escola germânica? Hum, não é bem assim. Claro que essa influência está lá, mais do que presente, tanto que os ecos de Destruction e Sodom podem ser escutados durante toda a audição, mas o Centrate não nega seu gosto por bandas como Exodus e principalmente Slayer. É mesclando as duas principais escolas do estilo que o quinteto formado por Niklas Keul (vocal), Chris Wömpner (guitarra), Tobias Diehl (guitarra), Marcel Dippel (baixo) e Manuel Ernst (bateria) molda seu som, que apesar da pegada Old School, em momento algum soa datado e derivativo.


Ainda assim, não espere nada de novo aqui. O que temos é um Thrash Metal raivoso, bruto, agressivo, que alterna de forma competente momentos mais velozes com outros mais cadenciados, e ótimo para moer pescoços. Descontando a faixa introdutória, são 10 pedradas que vão te remeter aos bons momentos do estilo nos anos 80, com maior destaque para faixas como a agressiva “In the Face of Death”, “Soul Collector”, “Revenge”, ambas com riffs fortes e marcantes (a primeira chega a resvalar levemente no Death Metal), além da trinca formada por “Forever Mine”, “Infected” e “Kill till Death”, que nos lembram invariavelmente os mestres do Slayer.

Repetindo a parceria do EP de estreia, a gravação, mixagem e masterização foram realizadas por Thilo Krieger, no Desert Inn Studio, com resultado dentro da média. Já a capa e o design do encarte foi obra de Felix Bäcker, que conseguiu fazer algo simples, mas de muita qualidade. Tudo isso vem em um digipack bem caprichado. Primando pela consistência, agressividade e energia, o Centrate liberou um debut muito agradável e que certamente fará a alegria dos mais saudosistas, seja você admirador do Thrash americano ou do germânico. Convenhamos, isso não é pouca coisa.

NOTA: 8,0

Centrate é:
- Niklas Keul (vocal);
- Chris Wömpner (guitarra);
- Tobias Diehl (guitarra);
- Marcel Dippel (baixo);
- Manuel Ernst (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Reverbnation

Nenhum comentário:

Postar um comentário