sexta-feira, 29 de julho de 2016

Sagrav - The Lynching (EP) (2015)


Sagrav - The Lynching (EP) (2015)
(Independente - Nacional)


01. Intro
02. Dark Feelings
03. The Lynching
04. 1310

Oriundo de Chapecó/SC, o Sagrav é uma banda nova, já que surgiu apenas em 2014. Na sua raiz, a proposta de não se prender a um estilo específico e tocar simplesmente Metal com foco em suas influências (tipicamente oitentistas) e uma proposta lírica que busca abordar a história de sua região, o que já mostra a busca de um diferencial, algo importante nos dias de hoje.

Musicalmente a banda não inventa e procura fazer o simples. Usando o Thrash Metal como base, flertam com outros estilos como o Doom e o Metal Tradicional, sempre remetendo diretamente aos anos 80. Se ainda não primam totalmente pela originalidade, transpiram honestidade no que fazem. O trio composto por Cristiano Zauza (vocal/guitarra), Protásio Vargas Neto (baixo) e José Paulo Kemper (bateria) mostra muita qualidade individual e que eles sabem bem o que estão fazendo.

Das 4 faixas aqui presentes, que ocupam pouco mais de 15 minutos, temos uma introdução curta e uma instrumental que fecha o álbum (“1310”, onde vemos influência de Metal Tradicional), sendo que as duas músicas restantes, “Dark Feelings” (com toques de Doom) e “The Lynching”, vão agradar em cheio pelo seu clima oitentista.

A produção está dentro da média dos lançamentos nacionais, sendo um dos pontos onde a banda pode melhorar futuramente, mas nada que afete a avaliação final do trabalho. Está tudo audível e com alguma dose de sujeira. Já a capa é um trabalho bem legal de Rafael Panegalli e tem ligação com o conteúdo lírico do Sagrav.

No final, temos um material que acima de tudo, preza pela honestidade, simplicidade e acima de tudo, qualidade. A julgar pelo pouco tempo de banda e os caminhos pelos quais estão procurando se enveredar para diferenciar sua música e encontrar uma sonoridade sua, o Sagrav mostra um grande potencial de crescimento para o futuro. Que venha agora o primeiro trabalho completo de estúdio, pois os catarinenses prometem.

NOTA: 7,5

Sagrav é:
- Cristiano Zauza (vocal/guitarra)
- Protásio Vargas Neto (baixo)
- José Paulo Kemper (bateria)

Facebook
Soundcloud
YouTube

2 comentários:

  1. Na verdade nao temos religiao. Apenas tematica do album que fala da queima da igreja catolica que resultou no brutal linchamento de 1950 que ocorreu em nossa cidade, Chapeco-SC. Resultado de uma imposicao religiosa e o mandonismo, que regiam a cidade.

    Obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na verdade o corretor do Liber Office aparentemente substituiu automaticamente região (que era o que eu queria falar originalmente) por religião enquanto eu digitava, e como a pessoa que revisa os textos não conhecia o contexto das letras da banda, acabou passando batido por ela. De qualquer maneira, corrigi a falha.

      Excluir