segunda-feira, 1 de agosto de 2016

October Tide – Winged Waltz (2016)


October Tide – Winged Waltz (2016)
(Agonia Records – Importado)


01. Swarm
02. Sleepless Sun
03. Reckless Abandon
04. A Question Ignite
05. Nursed By The Cold
06. Lost In Rapture
07. Perilous
08. Coffins Of November

Quando surgiu em 1994, através das mãos dos então membros do Katatonia, Fredrik "North" Norrman e Jonas Renkse, o October Tide nada mais era do que um projeto paralelo de ambos, que se enveredava por um terreno muito conhecido pelos dois, o Doom/Death. A banda durou até 1999, mas nesse intervalo de tempo conseguiu lançar dois ótimos álbuns, o clássico Rain Without End (97) e Grey Dawn (99), esse último contando com Mårten Hansen nos vocais.

Em 2009 Fredrik resolveu colocar o October Tide na ativa novamente, após sair do Katatonia junto de seu irmão Mattias (que viria a entrar na banda em 2012), montando um novo lineup e soltando mais dois álbuns que se não chegavam ao nível do clássico debut, ainda assim eram muito bons, A Thin Shell (10) e Tunnel of No Light (13). Sendo assim, Winged Waltz é seu quinto trabalho de estúdio e bem, podemos dizer que ele não apresenta surpresas.

O que temos aqui é o bom e velho Melodic Doom/Death que sempre marcou a carreira do October Tide, denso, melancólico e carregado de emoção. Os vocais de Alexander Högbom são um dos grandes destaques do trabalho e mesmo que não variem muito, estão excelentes e são um dos principais responsáveis pela grande carga emocional do trabalho. Fredrik, ao lado de seu irmão Mattias, que após a saída de Emil Alstermark trocou o baixo pela guitarra, forjam riffs pesados e harmonias bem interessantes e cativantes, com direito a passagens progressivas e melódicas. Já a parte rítmica estreia com o pé direito, com o baixista Johan Jönsegård e o baterista Jonas Sköld (ambos do Letters From The Colony) executando um belíssimo trabalho, mostrando entrosamento de sobra e muita coesão.

Como já dito, as canções possuem forte carga emocional e grande dose de melancolia, com um clima sombrio pairando sobre as mesmas. Aponto como minhas preferidas “Sleepless Sun”, “Reckless Abandon”, “A Question Ignite”, “Perilous” e “Coffins Of November”. O trabalho foi produzido, mixado e masterizado por Sverker "Widda" Widgren (Centinex, Demonical, Diabolical) e apesar de ter ficado um pouco limpo demais para o meu gosto, ainda assim não compromete em nada o resultado final.

Sem soar exagerado, Winged Waltz não só é o melhor trabalho lançado pelo October Tide desde seu retorno, como chega perto de Rain Without End em matéria de qualidade. Se curte o Katatonia e o Paradise Lost de início de carreira, além de bandas como Saturnus, Swallow The Sun ou Daylight Dies, está aqui um dos álbuns mais legais lançados nesse ano de 2016.

NOTA: 9,0

October Tide é:
-  Alexander Högbom (vocal)
-  Fredrik Norrman (guitarra)
- Mattias Norrman (guitarra)
-  Johan Jönsegård (baixo)
-  Jonas Sköld (bateria)

Homepage
Facebook

Um comentário: