segunda-feira, 18 de julho de 2016

Sabaton – Heroes On Tour (2016) (DVD/CD)


Sabaton – Heroes On Tour (2016) (DVD/CD)
(Shinigami Records/Nuclear Blast – Nacional)


DVD 01/CD
01. The March To War
02. Ghost Division
03. To Hell and Back
04. Carolus Rex
05. No Bullets Fly
06. Resist and Bite
07. Far From The Fame
08. Panzerkampf
09. Gott Mit Uns
10. The Art of War
11. Soldier of 3 Armies
12. Swedish Pagans
13. Screaming Eagles
14. Night Witches
15. Primo Victoria
16. Metal Crüe
BONUS:
- Noch Ein Bier
- Sabaton With Bohemia Symphony Orchestra Prague

DVD 02
01. The March To War
02. Ghost Division
03. To Hell and Back
04. Carolus Rex
05. Panzer Battalion
06. Wolfpack
07. Attero Dominatus
08. 7734
09. Union
10. The Art of War
11. Saboteurs
12. Coat of Arms
13. En Livstid I Krig
14. Resist and Bite
15. Swedish Pagans
16. Night Witches
17. Primo Victoria
18. Metal Crüe

Ok, concordo que o Sabaton, apesar de ser uma das principais bandas de Power Metal da atualidade, não apresenta absolutamente nada de novo musicalmente, usando e abusando dos clichês do estilo e de forma bem simples. Mas convenhamos, no cenário atual isso já nem é mais condenável. Ao menos os suecos possuem a vantagem de possuírem identidade, já que você não precisa de muitos segundos para identificar uma música do quinteto.

O grande diferencial dos caras definitivamente é seu desempenho em cima de um palco. Tive a oportunidade de assistir um show do Sabaton em sua turnê brasileira de 2014, divulgando o álbum Heroes e posso dizer que foi um dos mais legais que já assisti em meus 27 anos militando no meio do Metal (resenha aqui). Enérgicos, divertidos, brincam o tempo todo com o público e conseguem ter o mesmo em suas mãos.

Heroes On Tour, como o próprio nome diz, foi gravado durante a turnê do último álbum, seguindo a tradição que vem desde Coat Of Arms (10), ou seja, álbum de estúdio seguido de um trabalho ao vivo. Aqui temos um DVD duplo, acompanhado de um CD, sendo que no DVD1 temos a apresentação do Sabaton no Wacken do ano passado, no DVD2, o show que fizeram em seu próprio festival e no CD, o áudio do primeiro. Antes mesmo de se colocar o DVD para rodar, desperta a atenção o fato de que existe uma diferença grande no set list dos shows, o que é inegavelmente positivo. Claro, existem músicas em comum e que não podem ficar de fora de qualquer apresentação do Sabaton, mas o primeiro tem foco principal em Heroes (são 6 faixas, com set list bem próximo da turnê brasileira), enquanto o segundo é mais variado e possui músicas de todos os álbuns da banda. Isso evita que as apresentações sejam repetitivas e torna a experiência de assisti-las mais agradável.

Uma coisa que fica nítida é como os 5 integrantes se divertem em cima de um palco. É visível em seus rostos que amam o que estão fazendo e, no caso do show do Wacken, parecem crianças que ganharam aquele presente que sempre sonharam. E quando você descobre que esse era o sonho que Joakim Brodén (vocal) e Pär Sundström (baixo) quando formaram o Sabaton em 1999, entende o sorriso no rosto dos mesmos ao se verem diante de tamanho público. Aliás, o público aqui é um caso à parte, já que desde a abertura com “Ghost Division”, até o encerramento com “Metal Crüe”, cantam junto com a banda, vibram e de divertem como poucas vezes vi, em uma interação quase perfeita entre fãs e banda.. Até fãs fantasiados de Brodén podem ser vistos. Uma verdadeira celebração ao Metal e à banda. A produção é excelente, tanto sonora quanto visual, com uma grande variedade de câmeras para captação do show. Graças a isso, o trabalho consegue captar toda a energia que o Sabaton possui sobre o palco.

Agora, imaginemos a seguinte situação. Você faz toda uma produção para gravar seu show pensando em um DVD, a apresentação ocorre, é simplesmente bombástica, mas quando você vai ver o resultado final, descobre que boa parte do áudio não possui qualidade. Pois bem, o mesmo ocorreu com o material que temos no segundo DVD, gravado no festival que leva o nome da banda, que ocorre todo ano em sua cidade natal, Falun. A lógica seria descartar todo o material e se lamentar. Mas caramba, as imagens ficaram ótimas e seria uma pena se desfazer do material.

O Sabaton simplesmente sentou com Peter Tägtgren e, para não descartar tudo que haviam feito, regravaram todo o show em estúdio para utilizar o áudio em overdubs onde ocorreram falhas no original. E o mais legal, não escondem isso, já que não só deixam isso claro em um depoimento, como colocaram o vídeo da gravação em estúdio no DVD. Sendo assim, você pode optar por assistir o show de Falun nas opções Live Angle ou Studio Angle. Quanto ao show em si, novamente podemos observar uma ótima produção e captação de imagens. Com relação ao set list, após o início padrão, "Ghost Division", "To Hell and Back" e "Carolus Rex" (aqui cantada em sueco), enfileram canções de todos os álbuns, em ordem cronológica, até o encerramento padrão. Tocando em casa e com o público nas mãos, nem preciso falar muita coisa.

No final, o resultado final é primoroso e diria que, dentro do que se propõem, Heroes On Tour é perfeito. E o melhor de tudo é que, graças à Shinigami Records os fãs brasileiros têm o mesmo ao seu alcance. Imperdível!

NOTA: 9,0

Sabaton é:
- Joakim Brodén (vocal)
- Thobbe Englund (guitarra)
- Chris Rörland (guitarra)
- Pär Sundström (baixo)
- Hannes Van Dahl (bateria)

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário