terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Piah Mater - Memories Of Inexistence (2014)




Piah Mater - Memories Of Inexistence (2014)
(Independente – Nacional)

01. Cathiard
02. Anticipation
03. Mother Soil
04. Inexistents
05. Young Rust
06. Immaculate
07. A Greater Freedom

O cenário brasileiro e sua capacidade inesgotável de gerar bandas de surpreendente qualidade. Surgido em 2010, o Piah Mater é um duo, composto por Luiz Felipe Netto na guitarra, baixo e locais e Igor Meira na guitarra. Apesar de no release afirmarem que consideram reducionismo os rótulos imprimidos a sua música, infelizmente os mesmos são necessários para que possamos situar o leitor.
Sendo assim, a música apresentada pela dupla pode ser categorizada por alguns como um Progressive Death Metal bastante técnico, onde alternam muito bem suas influências mais pesadas com as mais “leves”. Tudo aqui é muito bem feito. Em muitos momentos, podemos observar a veia progressiva do Piah Mater falando mais alto, com muita técnica, partes complexas e intrincadas, ótimos vocais limpos, além de diversas passagens acústicas e mais tranquilas. Em contraponto a isso, quando da voz a seu lado mais Death, nos deparamos com passagens pesadas, velozes e brutais, além dos vocais mais agressivos. Essa mescla acaba por dar grande variedade ao trabalho e impede que o mesmo se torne enjoativo em sua quase uma hora de duração. Alguns podem querer traçar um paralelo entre o Piah Mater e o Opeth, mas isso seria, como dito no início, reducionismo demais, até porque do meu ponto de vista, se aproximam muito mais das bandas de Atmospheric/Post Black Metal inglesas (esses malditos rótulos), como por exemplo o Fen ou dos suecos do Cult Of Luna com seu Sludge/Progressive (esses malditos rótulos, pt II), do que de Åkerfeldt e Cia. Destaques? O álbum inteiro é excelente e absurdamente homogêneo, mas se você quer ter uma ideia de todas as facetas do Piah Mater, experimente escutar “Cathiard”, “Mother Soil” ou “Young Rust” para ter uma idéia da música que a dupla se propõe a fazer.
O trabalho foi todo produzido no Home Studio de Luiz Felipe pela banda e por Matheus Ullmann, tendo sido masterizado por Tony Lindgren (Angra, Dragonforce, Katatonia, James LaBrie, Enslaved, dentre outros) no Fascination Street Studios, na Suécia e têm excelente qualidade, o que mostra todo o profissionalismo dos envolvidos. Apostando em um nicho praticamente inexplorado pelas bandas nacionais, o Piah Mater lança um trabalho que está em pé de igualdade com qualquer trabalho internacional que segue essa linha mais heterodoxa de se fazer Metal. Interessou? Saiba que está disponível no Bandcamp da banda. Rótulos? Para que? No fim, Memories Of Inexistence é um grande álbum de Heavy Metal e isso é o que realmente importa.

NOTA: 9,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário