terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Orquídea Negra – Blood of the Gods (2014)




Orquídea Negra – Blood of the Gods (2014)
(Secret Service Records – Importado)

01. Blood of the Gods
02. True Soldier
03. Idea 136
04. Understand
05. Secret of Life
06. Anne's Song
07. The Darkness
08. They Call Me Insane
09. Rainbow in The Dark       
10. Hunting Devil
11. Wonderful And Lost
12. Surrender (acoustic version)
13. Heaven And Hell (Black Sabbath cover)

As gerações mais novas podem não ter a mínima idéia, mas o Orquídea Negra é um nome importante quando falamos do desenvolvimento do Metal no Sul do país, já que seu álbum de estréia, Who’s Dead? (92), foi o primeiro trabalho do estilo a ser lançado por uma banda catarinense. A boa repercussão do trabalho na época acabou rendendo um segundo álbum, que levou o nome da banda e foi gravado em 94, mas só lançado em 1996, já que após a gravação o vocalista André Graebin saiu da banda. Mesmo que tenham se mantido na ativa e lançado até mesmo um trabalho ao vivo, More Live Than Never (04), com o substituto de André, Jean Varela, a verdade é que a carreira estagnou. No ano de 2008 as coisas começaram a mudar quando o Orquídea resolveu reunir a formação clássica, que gravou seu primeiro álbum, resultando assim no retorno de André ao posto de vocalista. Após isso, mais uma mudança de formação no ano seguinte, com a saída do baterista Marcelo Menegotto e a entrada de Raphael Marini e de lá para cá estabilizaram a sua formação, que conta ainda com Vinícius Porto (g) e Robson Anadon (b).
Por essas e por outras, fiquei feliz ao me deparar com Blood of the Gods, primeiro álbum de estúdio dos catarinenses em quase 20 anos. Aqui você irá se deparar com um Heavy Metal de ótima qualidade, que sofre influências de nomes como Judas Priest, Iron Maiden, Dio e Classic Rock setentista. Todo esse tempo longe dos estúdios não tirou a capacidade do orquídea Negra de forjar bons temas e sua música é bem forte, pesada, com alguns ótimos riffs, uma parte rítmica bem técnica e variada e principalmente, com ótimos vocais de André, que em muitos momentos consegue nos remeter aos de Rob Halford e Dio, o que não é pouca coisa. Ok, não é um trabalho inovador, mas é Heavy Metal clássico da melhor qualidade e muitíssimo bem feito por quem entende do assunto. Maiores destaques para “True Soldier”, “Idea 136”, “Secret of Life”, “Anne's Song”, “Rainbow in The Dark” (que em muitos momentos vai te remeter a música homônima de Dio) e “Hunting Devil”. A versão lançada na Europa pela Secret Service ainda conta com três faixas bônus, regravações de “Wonderful And Lost” e “Surrender”, presentes no álbum de estréia da banda, essa última em uma versão acústica e um cover para “Heaven And Hell”, do Black Sabbath.
A produção ficou a cargo de Daniel Dante Finardi, que também tocou teclado em Blood of the Gods e ficou muito boa, deixando tudo muito audível. É muito legal poder ver nomes de importância para a história do Metal nacional ainda na ativa e melhor, produzindo material de qualidade. Longa vida ao Orquídea!

NOTA: 8,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário