quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Arkhaikus - First Step to Death




Arkhaikus - First Step to Death
(Independente – Nacional)

01. First Step to Death
02. Kill the Neighbor
03. Dangerous World
04. Knives Storm
05. Death To the Immune
06. Power and Lust
07. Oblivion
08. Thrash or Die
09. Intra
10. Throw to the Fire
11. Rest In Peace

Em condições normais de temperatura e pressão é durante a adolescência que acabamos por ter contato com o Metal e consequentemente, somos fisgados pelo estilo. Passamos a consumir tudo sobre nossas bandas favoritas e em muitos casos, aprendemos a tocar algum instrumento com a intenção de formar uma banda e assim viver mais intensamente o mundo do Metal (que passa longe de ser aquilo que todos idealizamos nessa fase). A primeira coisa que me chamou a atenção no Arkhaikus foi o fato de que todos os seus integrantes se encontram justamente nesse período de suas vidas, a adolescência. E bem, isso pode ser bom ou ruim, dependendo da forma como abordarmos a questão.
Musicalmente falando, o grupo paulistano aposta em um Thrash Metal com nítidas influências de NWOBHM, remetendo diretamente a era de ouro da Bay Area. Sua música possui boa técnica, bastante energia (como não poderia deixar de ser), bons riffs de guitarra, boas melodias e peso, além de variarem de forma muito inteligente faixas mais velozes com outras mais cadenciadas. Não apresentam nada de inovador e não vai ser a banda que irá revolucionar o Metal com seu álbum de estréia, mas conseguem mostrar um grande potencial de crescimento, se levarmos em conta que o integrante mais velho aqui têm apenas 17 anos de idade. Com a garra e a vontade típicas da idade e a estrada, o Arkhaikus decididamente pode voar alto. Mas tudo na vida tem um porém e agora é hora de abordar o lado ruim de tamanha juventude. Ok, do ponto de vista instrumental, a pouca idade dos envolvidos não afeta o trabalho, mas no quesito vocal é inevitável, o “bicho pega”. Não, de forma alguma estou afirmando que Luís Farrus é ruim, já que tem seus bons momentos durante First Step to Death (além de ser muito bom guitarrista), mas é sabido que nessa fase da vida a voz ainda não está suficiente madura. O resultado disso é que em vários momentos sua atuação acaba sendo vacilante, afetando dessa forma o resultado final do trabalho. O que ocorre em “Knives Storm” é simplesmente assustador e poucas vezes nesses meus quase 26 anos escutando Metal, ouvi uma atuação tão desastrosa de um vocalista em uma música. Totalmente inseguro, fora do tom, desafinado, me pergunto por que ninguém chegou até os meninos sugerindo que limassem essa música do Cd. Nela, me desculpem, senti vergonha alheia. Sorte que isso não se repete durante todo o álbum. Os grandes destaques aqui ficam com “Kill the Neighbor”, “Death To the Immune” (minha preferida), “Power and Lust”, “Thrash or Die” e “Throw to the Fire”.
A produção está dentro da média e boa para um trabalho de estréia, mas vou fazer mais uma crítica aqui. De quem foi a brilhante idéia de colocar letras pequenas e vermelhas em um fundo preto? É praticamente impossível conseguir ler as letras ou mesmo informações técnicas a respeito de First Step to Death. Mas ainda sim, apesar dos pesares, estamos diante de um bom cd de Thrash Metal e de uma banda que tem tudo para render belos frutos daqui a alguns anos. Basta ralar, aparar as arestas e aperfeiçoar o potencial todo demonstrado aqui. E por isso e só por isso, irei relevar algumas falhas na hora de dar a nota final, afinal temos que levar em conta o esforço, a garra e a coragem dos garotos na hora de dar a cara para bater.

NOTA: 7,0











Nenhum comentário:

Postar um comentário