quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Maat – As We Create The Hope From Above (2014)




Maat – As We Create The Hope From Above (2014)
(Aural Attack Productions – Importado)

01. As We Create The Hope From Above
02. Shards of Osiris
03. Sobek
04. El – Enh – Aah
05. Preservation Of My Immortal
06. Atum – Conqueror of Chaos
07. Duat...After My Last Breath
08. In Shoals
09. Rituals To Drown The Suffering

Formado no ano de 2009 e com um Ep, Born In Sand, lançado no ano de 2010, o quinteto alemão Maat chega finalmente ao seu álbum de estréia. A aposta aqui é em um Death Metal com temática lírica calcada no Egito antigo, o que certamente irá remeter o ouvinte ao Nile. Seria o Maat uma versão germânica dos americanos? Veremos.
Confesso que em um primeiro momento, pela capa e pela temática, podemos ficar com a tentação de jogá-los na mesma vala comum daquelas bandas que se limitam a copiar grandes nomes do gênero, sem qualquer tipo de originalidade. Mas então você começa a audição de As We Create The Hope From Above e comprova que, felizmente, estava enganado. Não, o Death praticado pelo Maat, apesar de absurdamente sólido e forte, não é o mais original do mundo e em alguns momentos, falta até um pouco de variedade (apesar de algumas mudanças de tempo bem interessantes), mas ainda sim passam longe de soar como um clone. Para dizer a verdade, tirando a parte lírica, as comparações com o Nile são mínimas. Nesse aspecto, são muito mais similares aos israelenses do Melechesh (eu disse similar, ok), com ecos de Vader e principalmente Behemoth aqui e ali. A forma como conseguem inserir elementos egípcios em sua música é bem orgânica e sutil, pois não apostam tanto em orquestrações ou partes ambient, mas sim nas melodias das guitarras, o que gera um resultado bem legal. O lado negativo disso é que em alguns momentos, senti falta de uma profundidade um pouco maior em uma ou outra música, mas nada assim muito dramático. O trabalho é bem homogêneo e sem destaques negativos, mas minhas preferidas aqui foram a faixa título, “Shards of Osiris”, “El – Enh – Aah”, “Preservation Of My Immortal” e “Atum – Conqueror of Chaos”.
Sim, existem arestas a serem aparadas aqui e ali, mas é inegável que estamos diante de uma estréia muito promissora. A produção é muito boa, deixando tudo bem audível e a capa é simplesmente uma das mais belas de 2014, deixando bem claro ao ouvinte o que ele irá encontrar durante a audição. Se você é fã de Death Metal bem tocado, o Maat é uma grande pedida.

NOTA: 8,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário