segunda-feira, 10 de abril de 2017

Fatal Scream - From Silence To Chaos (2016)


Fatal Scream - From Silence To Chaos (2016)
(MS Metal Records – Nacional)


01. From Silence To Chaos
02. Killer Wolf
03. Trapped
04. Before The Judgement
05. Betrayer (Shake)
06. Mental Prison
07. Utopia
08. Last Breath
09. Machine Head

“Na minha humilde opinião, Metal é um dos gêneros que não combinam com mulher, assim como o Hip Hop e o Country. A música feita por mulheres não soa neutra, menos ainda se a mulher é a parte vocal. Dependendo do gênero, foge da tradição, da base, da raiz, saca? Público do Capital Inicial é mais homogêneo; público da Marisa Monte é maioria mulher.”. Não prezados leitores, não resolvi ter um arroubo de machismo aqui. Essa fala que você lê acima, foi dita por um tal de Arne Krogdahl, nos comentários de uma postagem do A Música Continua a Mesma, onde a vocalista da banda Darkship falava justamente do preconceito e da ascensão da mulher no meio do Metal nacional. Está lá, visível para qualquer um que queira ler.

O Metal é sim um meio machista. Sei que muitos amigos não concordam comigo, mas basta uma ida em qualquer show do nosso underground, e exemplos desse citado machismo não faltarão. Eu mesmo já tive que intervir em umas 3 ou 4 situações nessa vida, onde mulheres estavam perto de serem agredidas, apenas por dizerem não a alguém. Também conheço muitos casos de conhecidas e amigas que passam por situações muito chatas quando comparecem em eventos. Por mais que muitos se recusem a aceitar tal realidade, o meio do Metal é um reflexo da realidade, da sociedade onde está inserida. Ok, a mulher vem aumentando o seu protagonismo no meio, mas infelizmente, muitos fãs só as respeitam se a mesma estiver em cima de um palco.

Pois bem, aos que acham que Metal não é coisa para mulher, deveriam escutar urgentemente o álbum de estreia do Fatal Scream, banda oriunda de Ribeirão Preto/SP e que começou a dar seus primeiros passos no ano de 2012. Capitaneado pela excelente vocalista Carol Lima e tendo sua formação completada por Diego Aricó (guitarra), Jo Roberto Cardoso (guitarra), Rodrigo Hurtiga Trujillo (baixo) e Carlos Lourenço (bateria), surpreendem com um trabalho que mostra muita maturidade, técnica e claro, peso de sobra.


Musicalmente, o quinteto trafega com muita competência entre o Thrash e o Power Metal, resultando assim em uma música agressiva, mas que possui boas melodias, dessas capazes de cativar o ouvinte. A verdade é que conseguem equilibrar muito bem esses dois aspectos de sua música. Os vocais de Carol são ótimos, variando entre o limpo e o agressivo (ela se sai muito bem em ambos os casos), enquanto as guitarras de Diego e Jo despejam bons riffs e solos, além de arranjos bem variados. A parte rítmica, com Rodrigo e Carlos também tem seus momentos de brilho, com linhas de baixo versáteis e uma bateria pesada como chumbo e com um ótimo trabalho de bumbo.

São 8 canções (a primeira é uma introdução), que vão te fazer bater cabeça até moer boa parte das suas vértebras. O álbum é bem homogêneo, mas ainda assim podemos apontar alguns destaques. “Killer Wolf” tem riffs afiadíssimos e soa absurdamente agressiva, além de demonstrarem muito boa técnica. Já “Betrayer (Shake)” tem uma pegada mais Groove, que remete ao Pantera e dá uma cara mais moderna à música, enquanto a cadenciada “Utopia” tem um belo trabalho das guitarras, tanto nos riffs quanto nos solos. “Machine Head” encerra com brilhantismo o álbum, com uma aula de agressividade.

A produção, mixagem e masterização, realizada no Under Studio (Ribeirão Preto/SP), ficaram a cargo de Romulo Ramazini Felício, com bons resultados. Deixou tudo claro e audível, mas também bem orgânico, sem aquela coisa plastificada que ouvimos em boa parte das produções mais modernas. Já a parte do design ficou a cargo de Leandro Novo e também está bem feita. Mostrando muita coesão, maturidade e equilibrando muito bem peso e melodia, o Fatal Scream é uma das melhores revelações do cenário nacional nos últimos anos. Resta esperar os trabalhos futuros e ver se esse potencial se confirma.

E que as mulheres tomem conta do Metal, pois aqui também é o lugar delas!!!!!

NOTA: 8,0

Fatal Scream é:
- Carol Lima (vocal);
- Diego Alexander Aricó (guitarra);
- José Roberto Cardoso (guitarra);
- Rodrigo Hurtiga Trujillo (baixo);
- Carlos Lourenço (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
Soundcloud
YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário