segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Baroness – Purple (2015)



Baroness – Purple (2015)
(Abraxan Hymns - Importado)

01. Morningstar
02. Shock Me
03. Try to Disappear
04. Kerosene
05. Fugue
06. Chlorine & Wine
07. The Iron Bell
08. Desperation Burns
09. If I Have to Wake Up (Would You Stop the Rain)
10. Crossroads of Infinity

Eis que após o grave acidente ocorrido em 2012, durante a turnê do álbum Yellow & Green (12) e que quase custou não só a vida de integrantes, como também a continuidade da banda (John Baizley correu o risco de perder um braço), o Baroness reaparece com seu novo álbum de estúdio, Purple (coincidentemente, cor que resulta da mistura do vermelho com azul. Entenderam a referência?).

Mudanças ocorreram nesse tempo. Em virtude do acidente, Matt Maggioni (Baixo) e Allen Blickle (Bateria) saíram da banda e acabaram substituídos por Nick Jost (Baixo/Teclado) e Sebastian Thomson (Bateria). Felizmente isso em nada afetou a qualidade do Baroness, tanto ao vivo quanto em estúdio, como podemos comprovar agora.

Fica bem claro que tudo o que ocorreu nesse intervalo de tempo, serviu para deixar o Baroness mais forte. E digo isso em todos os sentidos, já que esse é possivelmente seu álbum mais pesado. Claro que aqui o ouvinte irá se deparar com aquele Rock/Metal psicodélico que sempre marcou a carreira dos americanos, carregados de ótimos riffs e belíssimas melodias, mas sua música está mais intensa. John Baizley, a força criativa por de trás de tudo, se mostra mis inspirado do que nunca.

Mas o outro lado da banda também foi reforçado aqui. Nick Jost prova ser uma ótima aquisição, já que além de ser ótimo baixista e fazer uma bela parte rítmica ao lado de Sebastian Thomson, faz um belo trabalho nos teclados, que se fazem muito mais presentes, dando uma dose extra de psicodelismo a música do Baroness. E o mais legal de tudo é que os experimentalismos de sempre continuam se fazendo presentes, mas soam coesos e em seu devido lugar. Nada aqui soa como um devaneio.

Em muitos momentos, a música aqui presente soa hipnótica e gruda com uma facilidade absurda na cabeça e dentre as 9 faixas (a 10ª é uma curta vinheta), os maiores destaques ficam com “Morningstar”, “Shock Me”, “Try to Disappear”, “Kerosene”, “The Iron Bell” e “Desperation Blues”.

Se mostrando renovado e apresentando seu trabalho mais forte até então, o Baroness mantém a sequência de grandes lançamentos com mais uma pequena obra prima. E Purple não é só seu melhor lançamento até hoje, como certamente um dos melhores trabalhos lançados nesse ano de 2015. Obrigatório para fãs de boa música!

NOTA: 9,5

Baroness é:
- John Baizley (Vocal/Guitarra)
- Peter Adams (Guitarra/Vocal)
- Nick Jost (Baixo/Teclado)
- Sebastian Thomson (Bateria)



Nenhum comentário:

Postar um comentário