quinta-feira, 5 de março de 2015

Enslaved – In Times (2015)




Enslaved – In Times (2015)
(Nuclear Blast - Importado)

1. Thurisaz Dreaming
2. Building With Fire
3. One Thousand Years of Rain
4. Nauthir Bleeding
5. In Times
6. Daylight

Eis que após um hiato de 3 anos, os mestres noruegueses do Progressive Black/Viking Metal  retornam com um novo álbum. Ou deveria eu fizer, mais um clássico? Sim, um novo clássico, pois o que escutamos aqui não fica nada a dever a obras primas como Isa (04), Ruun (06) ou Axioma Ethica Odini (10), só para ficar em alguns exemplos.
Sucessor do primoroso RIITIIR (12), In Times apresenta a sonoridade marcante dos últimos trabalhos do Enslaved, unindo ferocidade e beleza em uma mesma música. A forma como conseguem entrelaçar Metal Progressivo e sua raiz Black/Viking faz de seu trabalho algo original e carregado de criatividade. Hoje em dia muitas bandas tentam seguir esse caminho, mas nenhuma consegue unir com tanta destreza e talento, vocais guturais e limpos, riffs frios e cortantes com solos carregados de melodia, brutalidade e peso com suavidade. As músicas aqui presentes são inevitavelmente épicas e carregadas de uma intensidade e imprevisibilidade que pouco vemos no Metal atual, onde boa parte das bandas parece seguir receitas de bolo prontas, na tentativa de fazer algum sucesso e vender álbuns em tempos onde a pirataria digital impera. Isso faz do Enslaved uma banda especial. Complexo e na maior parte do tempo inovador, eles nunca tem medo de arriscar e não se prender a certos dogmas. Ok, não vou negar que em In Times podemos ver sua musica um pouco mais simplificada, mas ainda sim a riqueza de detalhes aqui é tanta que se faz necessário diversas audições bem atentas para que possamos notar tudo. O simples deles é mais complexo que boa parte do cenário atual do Metal. Como maiores destaques em um álbum que beira a perfeição, aponto “Thurisaz Dreaming”, disparada a melhor faixa de abertura em um cd que escutei esse ano, “One Thousand Years of Rain” e “Daylight”.
Como não poderia deixar de ser, a produção aqui é de excelente qualidade, permitindo assim que possamos usufruir da experiência única que é escutar um álbum dos noruegueses. Mais uma vez unindo suas raízes mais extremas com bases mais melódicas e progressivas, o Enslaved entrega com In Times um Cd que irá disputar cabeça a cabeça com alguns lançamentos presentes e futuros o título de melhor trabalho de 2015.  Um álbum único de uma banda única.

NOTA: 9,5







Um comentário: