Heavy Smasher - Heavy Smasher (2021)
01 - We Are Angels
(Roadie Metal - Nacional)
01 - We Are Angels
02 - Heavy Smasher Sound
03 - Sunrise Rebel
04 - Clash of the Gods
05 - FireFight
06 - Face Up Reality
07 - In The Abyss
08 - Screaming All
09 - To Be Strong
Ser uma banda de Heavy Metal no Brasil não é fácil, por diversos fatores internos e externos da cena underground. Surgida no ano de 2013 em Fortaleza/CE, a Heavy Smasher passou por todas as agruras que boa parte das bandas independentes passam, até finalmente conseguir estabilizar sua formação, que hoje conta com Nildo Gomes (vocal), Nando Smasher e Diego Quântico (guitarras), Luis Paulo (baixo) e Bruno Rocha (bateria). Com um EP, “Smasher and Loud”, lançado em 2018 - mas gravado em 2016 -, a banda acaba de lançar seu primeiro full, tema dessa resenha.
Marcando a estreia da atual formação em estúdio, “Heavy Smasher” contém as 4 músicas lançadas originalmente em “Smasher and Loud”, “Heavy Smasher Sound”, “Clash of the Gods”, “Sunrise Rebel” e “Screaming All”, e que foram regravadas, além de outras 5 músicas inéditas compostas especialmente para o trabalho. Musicalmente, o que encontramos é uma banda com seus dois pés muito bem fincados no Heavy Metal Tradicional, e com influências latentes de nomes como Judas Priest, Accept, Dio, Iron Maiden, Saxon e afins. Além disso, elementos de Hard Rock são inteligentemente inseridos aqui e ali, dando não só um tempero a mais à música do quinteto.
Com um Heavy Tradicional bem direto, e sem espaço para modernidades - mas faz-se necessário frisar, nada datado -, nos encontramos diante de um trabalho muito pesado, agressivo e que, apesar das influências latentes, não soa como cópia dos nomes citados no início, já que consegue transformar influência em identidade própria. Os vocais de Nildo Gomes se destacam pela força e por dar as canções, essa agressividade citada. A dupla de guitarristas formada por Nando e Diego são responsáveis não só por entregar riffs fortes, como também por alguns solos de muita qualidade. A parte rítmica, com Luís e Bruno se sai muito bem, dando peso e variedade as canções.
Quanto as músicas, são 9 canções que vão direto ao ponto, entregando tudo que um fã do estilo quer ouvir. Chama a atenção a capacidade da banda de forjar bons refrões, já que eles surgem por todos os cantos aqui, caso, por exemplo, da faixa de abertura, “We Are Angels”. “Heavy Smasher Sound”, a faixa seguinte, tem uma saudável pegada Hard, além de um belo solo, enquanto “Sunrise Rebel” entrega um bom trabalho das guitarras. “Clash of the Gods” se destaca principalmente pelo peso, e é outra que conta com um belo solo; “FireFight” empolga desde as primeiras notas, e certamente vai te fazer bater cabeça, e “Face Up Reality” conta com algumas passagens mais cadenciadas que são bem interessantes. Já “Into the Abyss” é a faixa “diferentona” do álbum, com uma introdução arrastada, que você esperaria vindo de uma banda de Doom Metal, e riffs totalmente calcados em Black Sabbath. Sem dúvida uma agradável surpresa. O trabalho se encerra com o Hard Rock de “Screaming All”, e com a pesada e forte “To Be Strong”.
Do ponto de vista da produção, o material na média que vemos nas boas produções brasileiras. Todos os instrumentos estão claros, pesados, e com uma certa crueza. Foi toda realizada por Taumaturgo Moura, no VTM Studio. Nesse quesito, por uma questão de gosto pessoal meu, penso que poderiam refinar um pouco mais a produção no próximo álbum, mas nada exagerado. Já a capa é obra de Leandro Cotta, e traz referências a cada uma das músicas do álbum, além de uma homenagem a um dos grandes nomes da história do Metal.
A Heavy Smasher é dessas bandas que opta por não reinventar a roda, e isso acaba sendo extremamente positivo. Praticando um Heavy Metal Tradicional consistente, maduro, e com uma cara própria, certamente vai agradar em cheio a todos os fãs do estilo. Uma boa estreia, que mostra que a banda está no caminho certo. Agora é só lapidar um pouco mais sua sonoridade, para logo estar brilhando no primeiro escalão do Heavy Metal Nacional.
Heavy Smasher é:
Nildo Gomes (vocal)
Nando Smasher (guitarra, vocal de apoio)
Diego Quântico (guitarra, vocal de apoio)
Luis Paulo (baixo, vocal de apoio)
Bruno Rocha (bateria)
Nando Smasher (guitarra, vocal de apoio)
Diego Quântico (guitarra, vocal de apoio)
Luis Paulo (baixo, vocal de apoio)
Bruno Rocha (bateria)