segunda-feira, 17 de março de 2014

The Vintage Caravan – Voyage (2014)




The Vintage Caravan – Voyage (2014)
(Nuclear Blast - Importado)

01. Craving
02. Let Me Be
03. Do You Remember
04. Expand Your Mind
05. M.A.R.S.W.A.T.T
06. Cocaine Sally
07. Winterland
08. Midnight Medidation
09. The Kings Voyage
10. Psychedelic Mushroom Man (Bônus)

Se quando o assunto é música, a Islândia só lhe remete a nomes como Björk e Sigur Rós, a partir de agora o The Vintage Caravan certamente será o primeiro a ser lembrado. O trio formado por Óskar Logi (vocal/guitarra), Alex Örn (baixo) e Guojón Reynisson (bateria) lançam, via Nuclear Blast, seu segundo álbum de estúdio. Na verdade esse álbum foi lançado no ano de 2012, mas limitado apenas à Islândia e uns poucos países vizinhos e, para nossa sorte, o mesmo sai agora com distribuição mundial e direito a uma nova capa (belíssima por sinal). E olha, já chegam metendo o pé na porta com violência.

Desde já o TVC se candidata não são a uma das maiores revelações, como a um dos melhores álbuns de 2014. E por mais que possa parecer cedo para fazer essa afirmativa, acho difícil que tenhamos tantos álbuns superiores há Voyage esse ano. O som aqui é aquele que se encontra muito em voga nos dias de hoje, Hard setentista com influências de Rock Progressivo e Psicodélico. Mas não pense que esse trio islandês se resume apenas a ser um simples emulador de bandas clássicas. O buraco aqui e mais embaixo. Claro, Voyage transpira influências de bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin, Cream, King Crimson, Hawkwind, Grand Funk Railroad ou Jimi Hendrix, mas desse caldeirão conseguem tirar um som próprio e muito original. O álbum é bem variado e temos desde momentos mais diretos a outros mais viajantes, tornando a audição muitíssimo agradável. Com um som robusto, riffs pesados e criativos (e que vão te remeter a nomes como Page e Blackmore), solos de uma inspiração rara e uma cozinha muito segura (com destaque para o baixo, excelente e bem na cara), vão agradar em cheio os amantes de Classic Rock. Destaques aqui para “Craving”, rápida e direta, “Let Me Be”, uma verdadeira pedrada, “Midnight Meditation”, uma espécie de “Paranoid” do século XXI (escute e irá entender a comparação), as baladas “Do You Remember”, com algo de Flower Power e “Winterland”, com passagens viajantes que vão te colocar em transe e a épica e psicodélica “The Kings Voyage”.

Voyage é um trabalho bem sólido e inspirado e que coloca o The Vintage Caravan no mesmo patamar de outras bandas dessa linha que vem se destacando nos últimos anos, como Orchid, Rival Sons, Graveyard ou Witchcraft, mas deixando o ouvinte com a impressão de que podem voar muito mais alto. E no final de tudo, quem disse que uma banda precisa reinventar a roda, se a mesma é plenamente funcional?

NOTA: 9,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário