sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Borknagar – Winter Thrice (2016)



Borknagar –  Winter Thrice (2016)
(Century Media Records – Importado)

01. The Rhymes Of The Mountain
02. Winter Thrice
03. Cold Runs The River
04. Panorama
05. When Chaos Calls
06. Erodent
07. Noctilucent
08. Terminus
09. Dominant Winds

Øystein G. Brun, Jens Ryland, ICS Vortex, Lazare, Vintersorg e Baard Lostad. O Borknagar é uma espécie de time dos sonhos do Metal, com músicos renomados e que fazem ou fizeram parte de bandas como Cronian, Arcturus, Dimmu Borgir, Solefald, Ásmegin, Carpathian Forest, Otyg, Ihsahn, God Seed, dentre muitas outras. Exatamente por isso, a qualidade de seus lançamentos sempre foi alta e o nível de exigência dos fãs nunca é baixo.

E isso não podia ser diferente, afinal, falamos de uma banda que lançou trabalhos clássicos como The Olden Domain (97) e Empiricism (01), que marcaram o cenário Black. Uma das características do Borknagar sempre foi a de procurar ousar e experimentar, mas sem fugir de suas características básicas e o resultado disso é o Progressive Pagan Folk Black Metal que praticam hoje e rendeu dois ótimos trabalhos, Universal (10) e Urd (12).

E bem, Winter Thrice segue os mesmos caminhos apresentados nos trabalhos anteriores, com uma música grandiosa, atmosférica, carregada de melodias intrincadas, ritmos progressivos, harmonias vocais belíssimas e que possuem um ar teatral, além de claro, peso, muito peso. Vintersorg (Vocal), ICS Vortex (Vocal/Baixo) e Lazare (Teclado/Vocal) formam um trio de peso, dando uma diversidade vocal única ao trabalho da banda. E para dar um reforço, temos a participação de Garm (Ulver, ex-Arcturus e Borknagar) em duas músicas. Por sinal, os vocais limpos se fazem um pouco mais presentes aqui, o que não afeta em nada o resultado final, tamanha a beleza dos mesmos. Já Øystein G. Brun, Jens Ryland fazem um belíssimo trabalho de guitarras, equilibrando bem belíssimas melodias e passagens mais progressivas com momentos mais pesados. Aliás, peso é o que não falta aqui, graças a dupla ICS Vortex e Baard Lostad, que faz um trabalho digno de nota. Já Lazare consegue encaixar com precisão seus teclados, sem exageros e criando um clima eu remete ao Rock Progressivo dos anos 70.

Em um trabalho que chega a beirar a perfeição em alguns momentos, os destaques ficam por conta de “The Rhymes Of The Mountain”, “Winter Thrice”, “Cold Runs The River”, “Panorama”, “When Chaos Calls” e “Terminus”.

Mixado e masterizado por Jens Bogren, Winter Thrice apresenta uma produção brilhante, já que tudo ficou cristalino, mas sem perder um pingo do peso e da agressividade que um álbum de Metal necessita. Já a capa é mais um belo trabalho do brasileiro Marcelo Vasco.

Mesclando o passado e o futuro, o Borknagar consegue equilibrar de forma perfeita momentos pesados e agressivos com outros mais atmosféricos e progressivos, soando melódico sem perder a brutalidade. Um trabalho impar e com grandes chances de se tornar um novo clássico da banda.

NOTA: 9,0

Borknagar é:

- Vintersorg (Vocal)
- ICS Vortex (Vocal/Baixo)
- Øystein G. Brun (Guitara)
- Jens F. Ryland (Guitara)
- Lazare (Teclado/Vocal)
- Baard Kolstad (Bateria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário