quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vigans – Além do Caos (2015)




Vigans – Além do Caos (2015)
(Independente - Nacional)

01. Intro
02. Meu Alvo
03. A Hora
04. Vou Lutar
05. Amanhã
06. Dias
07. Acreditar
08. Eterno Amor
09. Decisão
10. Recomeçar

Já comentei isso em outras ocasiões, mas é sempre válido reforçar, já que sempre temos novos leitores por aqui. O espaço do A Música Continua a Mesma é democrático e despido de qualquer tipo de preconceito. Então, não cometendo crime de ódio, pouco importa o tipo de ideologia seguida pela banda em suas letras, já que meu foco sempre será o aspecto musical. Em resumo, ao contrario do preconceito existente por parte de muitos fãs da cena, aqui não existe aquele ranço contra bandas que adotam a ideologia cristã, já que do meu ponto de vista, exceto na mensagem passada nas letras, elas em nada se diferenciam de qualquer banda de Black Metal. Ambas pregam o que acreditam e não sou eu quem vai julgar crenças alheias. Se o Black tem espaço, o White também terá.
O Vigans foi formado em 2000 na cidade de Campinas (SP) e debuta 15 anos depois com Além do Caos. Formado por Damiller Figueiredo (vocal), Leo Toscaro e Gustavo Golfetti (guitarras), Marquinhos Uliam (baixo), Gê Santana (bateria) e Junior (teclado), o sexteto aposta em um Metal moderno, pesado e com ótima e saudável influência de Prog Metal. A dupla de guitarristas é responsável por bons riffs e solos bem melodiosos, enquanto a parte rítmica se mostra bem técnica e capaz de dar boa variedade as músicas. Os teclados são muito bem encaixados e utilizados sem exagero, surgindo como bom recurso complementar. Tudo é muito bem feito, mas sempre existe um porém, o que no caso do Vigans, podemos colocar no plural. O vocalista Damiller Figueiredo é ótimo tecnicamente, tem um timbre de voz agradável e que passa longe de ser enjoativo, mas por algum motivo tem o dom de com seus vocais, aproximar a música do grupo perigosamente de uma sonoridade mais pop e comercial. Outro aspecto que certamente irá incomodar bastante são as letras. Nada contra pregar mensagens positivas e a palavra cristã, mas acho que existem formas de se fazer isso sem soar panfletário. No caso aqui, as letras se encaixariam em qualquer música de qualquer cantor gospel desses que aparecem no programa do Raul Gil e tem muito mais haver com o público do meio Gospel. São dois crimes inafiançáveis? Longe, muito longe disso, mas é inegável que esses dois aspectos apontados irão incomodar bastante um ouvinte do meio secular que se propor a escutar o trabalho do Vigans. Se incomodou um pouco a mim, que sou totalmente desencanado com essas coisas e escuto de Alceu Valença a Anaal Nathrakh, passando por Depeche Mode e A-ha, imagina o efeito que terá sobre um fã médio de Metal. Aponto como principais destaques “Meu Alvo”, “A Hora”, “Dias”, “Decisão” e “Recomeçar”.
Todo o profissionalismo do Vigans pode ser observado na parte técnica da obra. A pré-produção ficou a cargo de Ricky Furlani e a produção foi obra dos quase onipresentes, oniscientes e onipotentes Marcelo Pompeu e Heros Trench. Ficou simplesmente incrível. Já a capa é mais um belíssimo trabalho do genial Gustavo Sazes. Essa é uma grande estreia, possui excelentes faixas e uma sonoridade moderna e pesada, mas infelizmente, pelo que apontei durante essa resenha, vai incomodar boa parte dos fãs de Metal que se encontram fora do meio cristão (o que é uma pena). Mas se como eu, consegue ter um cabeça aberta e livre de preconceitos ideológicos e não se incomodar (de forma alguma ou tanto) com os fatores citados, certamente irá se deparar com um belíssima álbum de Metal. Sim, porque no fim é exatamente isso que Além do Caos é, um álbum de Heavy Metal, goste você disso ou não.



NOTA: 8,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário