quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Carro Bomba - Pragas Urbanas (2014)




Carro Bomba - Pragas Urbanas (2014)
(Independente – Nacional)

01.  Máquina
02.  Fuga
03.  Pragas Urbanas
04.  Esporro
05.  Arrastando Correntes
06.  Mojo
07.  Let’s Blow
08.  Thrash N’ Roll
09.  Fantasma

Desde que lançou seu debut no ano de 2004, o Carro Bomba sempre se mostrou umas das bandas mais legais do cenário da música pesada brasileira, praticando um Hard/Heavy tipicamente setentista, com nítidas influências de Black Sabbath e ótimas letras em português. Os três álbuns seguintes serviram para consolidar de vez o nome da banda entre as principais do nosso underground, sempre com trabalhos de ótima qualidade.
Em seus últimos trabalhos o Carro Bomba vinha adicionando doses cada vez maiores de peso a seu som, chegando a ser rotulado por alguns como Thrash N’ Roll, principalmente após seu último álbum, Carcaça (11). Agora, em Pragas Urbanas, consolida de vez esse momento, nos apresentando seu álbum mais pesado e agressivo até o momento. Claro que aquele Hard/Heavy clássico do inicio da carreira ainda se faz presente através de nítidas influências de Black Sabbath, tanto nos ótimos riffs quando nos vocais de Rogério Fernandes, mas as influências de Thrash dão as caras em diversos momentos durante a audição. Justamente devido a essa mistura bem interessante, o Carro Bomba conseguiu criar uma identidade própria para sua música, algo raro nos dias de hoje. O álbum inteiro é bem homogêneo e nenhuma faixa é descartável, mas os maiores destaques ficam a cargo de “Máquina”, “Pragas Urbanas”, “Arrastando Correntes” (a mais Sabbathica de todas), “Mojo”, que conta com a brilhante participação do gaitista Sergio Duarte, “Let’s Blow” e a sintomática “Thrash N’ Roll”.
A produção ficou a cargo da dupla Pompeu/Heros Trench, indubitavelmente sinônimo de qualidade e competência no que tange a música pesada no Brasil. Aqui não é diferente, pois conseguiram deixar tudo muito pesado, como pede a música apresentada. Nitidamente estando no seu melhor momento em matéria de criatividade, o Carro Bomba entrega a seus fãs seu melhor álbum até o momento. Se tivesse escutado Pragas Urbanas antes, certamente estaria em minha lista de melhores do ano. É musica pesada para se escutar com o volume no talo!

NOTA: 9,0





Um comentário:

  1. A Carro Bomba é, sem dúvida, uma das melhores bandas do mundo. Som porrada autêntico, letras inteligentes e uma postura bem rock'n'roll. Tá na hora da galera começar a se ligar mais em bandas como essa.

    ResponderExcluir