segunda-feira, 28 de abril de 2014

Caliban – Ghost Empire (2014)




Caliban – Ghost Empire (2014)
(Century Media - Importado)

01. King
02. Chaos - Creation
03. Wolves and Rats
04. nebeL
05. I Am Ghost
06. Devil’s Night
07. yOUR Song
08. Cries ans Whispers
09. Good Man
10. I Am Rebellion
11. Who We Are
12. My Vertigo
13. Falling Downwards (Bonus) (feat. Matt Heafy of Trivium)

A Alemanha sempre se destacou no meio do Heavy Metal por bandas de inegável qualidade, mas sempre dentro de estilos mais tradicionais, como o Thrash e o Power Metal/Melódico. Nomes como Kreator, Destruction, Gamma Ray, Helloween, Accept, Blind Guardian ou Sodom, dentre outras, estão ai para comprovar isso. Talvez por isso, sempre tenha me soado um tanto estranho que uma das melhores bandas de Metalcore da atualidade, venha justamente de terras germânicas. Entre os fãs do estilo, o Caliban já é a muito um nome consolidado. Na estrada desde 1997, Ghost Empire é seu 9º trabalho de estúdio e vem suceder o bom I Am Nemesis (2012).
Para começo de conversa, esse trabalho é bem direcionado e tem um público alvo certo: o fã de Metalcore. Então, meu amigo, se você não curte o estilo, esse decididamente não é o trabalho que irá fazer com que você comece a gostar do mesmo. Aqui encontrará tudo que se espera de um álbum do gênero, alternância entre vocais guturais/agressivos e vocais limpos, riffs pesados, afinação baixa e breakdowns. Coeso, pesado e agressivo, com linhas vocais que cativam o ouvinte, esse é um trabalho que vai agradar em cheio ao fã do Caliban e de Metalcore. Uma coisa que me chamou a atenção aqui foi o fato de que a transição entre o vocal agressivo e o limpo não soa forçado como em muitas outras bandas do estilo. Em contrapartida a isso, não existe tanta variação estrutural entre uma faixa e outra, o que pode tornar a audição de Ghost Empire um tanto maçante para aquele headbanger que não curte muito a proposta da banda. Os maiores destaques aqui são “King”, “Wolves and Rats”, “nebeL”, “Devil’s Night” e “Who We Are”.
No final, entre mortos e feridos, sobra um bom álbum que vai agradar em cheio os fãs do estilo e da banda, mas vai causar ojeriza aos apreciadores de vertentes mais tradicionais do Heavy Metal. No meio a tantas bandas derivativas e sem criatividade, o Caliban se destaca e, cada vez mais, se consolida como uma das melhores bandas de Metalcore da atualidade. Para quem curte, vale a compra.

NOTA: 8,0












Nenhum comentário:

Postar um comentário