terça-feira, 7 de abril de 2020

Biff Byford - School of Hard Knocks (2020)


Biff Byford - School of Hard Knocks (2020)
(Silver Lining Music/Hellion Records - Nacional)


01. Welcome to The Show
02. School of Hard Knocks
03. Inquisitor
04. The Pit and The Pendulum
05. Worlds Collide
06. Scarborough Fair (Simon & Garfunkel cover)
07. Pedal to The Metal
08. Hearts of Steel
09. Throw Down the Sword (Wishbone Ash cover)
10. Me and You
11. Black and White

O status de lenda que Biff Byfford possui é indiscutível, e os mais fanáticos por determinada donzela que me perdoem, mas se tem uma voz que representa a NWOBHM em toda a sua essência, essa é a dele. Dada toda a sua importância e carreira frente ao Saxon, é surpreendente que seu primeiro álbum solo tenha demorado mais de 40 anos para ser lançado. O momento para isso é bem sintomático, já que ano passado o vocalista descobriu uma doença cardíaca e teve que passar por uma operação de emergência.

School of Hard Knocks é uma expressão idiomática que se refere ao conhecimento que adquirimos com as dificuldades que vivemos em nossa existência. É a famosa “escola da vida”, aquelas coisas que você não aprende na educação formal, mas apenas tomando as pancadas diárias que a existência nos proporciona. Um título perfeito para um trabalho onde Biff Byford não só reflete sobre a sua vida e experiências, como também fala um pouco da história do norte da Inglaterra, região onde nasceu, cresceu e vive. Musicalmente, por mais que em muitos momentos ele finque os pés de maneira firme naquela sonoridade clássica do Saxon, não tem medo de arriscar e sair dessa fórmula padrão, expandindo as fronteiras de sua música. Para isso, se cercou de músicos de inegável talento, contando com o apoio do guitarrista Fredrik Åkesson (Opeth), o baixista Gus Macricostas (ex-Battleroar) e o baterista Christian Lundqvist (The Poodles), além das participações especiais do guitarrista Phil Campbell (Motörhead, Phil Campbell & The Bastard Sons), do baixista Nibbs Carter (Saxon), do tecladista Dave Kemp (Wayward Sons) e dos bateristas Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire and Turilli / Lione Rhapsody) e Nick Barker (Brujeria, ex-Cradle of Filth, ex-Dimmu Borgir).


O álbum abre com a ótima e animada “Welcome to the Show”, que certamente vai fazer a alegria dos fãs de Saxon. Na sequência, ainda nessa mesma vibe, temos “School of Hard Knocks”, que conta com Phil Campbell na guitarra, além de ótimos riffs e solo, e um refrão que pega fácil. Após uma breve vinheta acústica, intitulada “Inquisitor”, Biff mostra que não tem medo de experimentar, e se envereda pelos lados do Prog Metal, com a pesada “The Pit and The Pendulum”, recheada de boas harmonias e mudanças de tempo, e a intensa “Worlds Collide”, outra que se destaca pelo peso dos riffs, além de possuir um ótimo solo. Em ambas, a parte rítmica é formada por Nibbs Carter e Nick Barker. “Scarborough Fair” é uma antiga música folclórica de Yorkshire, que ganhou fama com a dupla Simon & Garfunkel. Biff faz um ótimo trabalho, com destaque para a parte vocal, que transmite muita emoção. A direta e intensa “Pedal to The Metal”, com participação do baterista Alex Holzwarth, soa como um encontro entre Saxon e Judas Priest, enquanto “Hearts of Steel” poderia estar em qualquer trabalho da banda de Bifford nos anos 80. “Throw Down the Sword”, cover do Wishbone Ash – uma banda que se o leitor não conhece, vale a pena correr atrás –, se destaca principalmente pelas ótimas melodias, enquanto a balada “Me and You” se mostra introspectiva e agridoce. Encerrando, temos a pesada e cadenciada “Black and White”.

Não se limitando a fazer o usual, e explorando novos territórios, Biff Byford entrega um trabalho que prima pela solidez e por divertir o ouvinte. Os fãs de Saxon certamente não irão se decepcionar, já que vários são os momentos de conexão com a banda, mas School Of Hard Knocks não é indicado apenas para esses, mas sim para todos que amam boa música. Na escola da vida e do Heavy Metal, Biff Byfford é daqueles professores com pós-doutorado, com muito a ensinar aos que estiverem dispostos a aprender.

NOTA: 88

Formação:
Biff Byford (vocal/guitarra)
Fredrik Åkesson (guitarra)
Gus Macricostas (baixo)
Christian Lundqvist (bateria)

Participações especiais:
Phil Campbell (guitarra na faixa 2)
Nibbs Carter (baixo nas faixas 4 e 5)
Nick Barker (bateria nas faixas 4 e 5)
Alex Holzwarth (bateria na faixa 7)
Dave Kemp (teclado e sax na faixa 10)

Homepage
Facebook
Twitter
Spotify
Instagram
YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário