terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Dogma Blue - Quietus (2019) (EP)


Dogma Blue - Quietus (2019) (EP)
(Independente - Nacional)


01. Disorder
02. Quietus
03. No Garden
04. Dissolution
05. Mucamba

Obstante na atualidade o Heavy Metal não estar entre os estilos musicais mais populares, ainda sim a abnegada paixão de seus fãs, faz com que todos os dias uma nova banda surja em algum lugar desse mundo. Obviamente que no Brasil isso não é diferente. O Dogma Blue é uma banda relativamente nova, surgida em Curitiba/PR, em abril de 2018, mas mesmo assim, pouco mais de 1 ano após sua criação, não quis perder muito tempo e tratou de soltar seu EP de estreia. Vou ser sincero, normalmente fico com os dois pés atrás quando uma banda se apressa para já soltar material em tão pouco tempo, e isso não foi diferente quando coloquei as mãos no CD do quinteto curitibano.

Esse temor foi desaparecendo a medida que a audição do EP foi se dando. Óbvio, não é um trabalho perfeito, pois mesmo que tenhamos músicos experientes na formação, ainda sim se trata de uma banda dando seus primeiros passos. É natural que nessa situação, estejam descobrindo os rumos que desejam seguir e amadurecendo sua sonoridade, nem pode ser diferente disso. A questão é que mesmo assim, nos deparamos com um material que mostra qualidade e muito potencial para crescimento. Musicalmente, trafegam entre o Heavy e o Hard, com algumas outras influências salpicadas aqui e ali. O instrumental apresentado é muito bom, com as guitarras nos entregando bons riffs e melodias, além de solos de qualidade inquestionável. A parte rítmica mostra boa técnica e é a responsável por imprimir peso as canções. Quanto aos vocais, trafegam entre tons mais limpos e aquela rouquidão que em alguns momentos, pode remeter o ouvinte ao Motörhead. É legal, mas a verdade é que em alguns momentos, acaba não funcionando 100%.


De cara, temos a motörheadiana “Disorder”, um Heavy veloz com pitadas de Thrash, vocais sujos, guitarras ríspidas e um belo solo, algo que observamos em todas as canções daqui para frente. Sem dúvida, um dos grandes destaques desse EP. Na sequência, a mais cadenciada “Quietus”, com bons riffs, bom trabalho de guitarra e bastante peso. Aqui, em alguns momentos, o vocal destoa um pouco do instrumental, algo que já citei lá acima, mas não é nada que alguns ajustes não resolvam. Isso também ocorre na canção seguinte, “No Garden”, o que faz dela um pouco cansativa em certos momentos, mas nada que as passagens mais grooveadas de guitarra que surgem aqui e ali não resolvam. Ainda com uma pegada mais cadenciada, temos “Dissolution”, mais densa e pesada, mas com boas melodias, e encerrando, “Mucamba”, um Hard/Heavy bem direto e onde voltam a apostar um pouco mais na velocidade em alguns momentos. Aqui o vocal funcionou muito bem.

A produção ficou a cargo da banda, com a mixagem e a masterização sendo realizadas por Paulo Bueno (Motorocker, Cadillac Dinossauros). O resultado é bom e ficou dentro da média, com instrumentos claros, audíveis, certa crueza e boa dose de organicidade. A capa é obra de Jean Michel, que já trabalhou com nomes como Metal Church, Keep of Kalessin e Michael Sweet. Apresentando um potencial de crescimento latente, o Dogma Blue é um nome que merece ser observado bem de perto nos próximos anos, pois com o tempo, tem tudo para se firmar entre os principais nomes do estilo no país. Tudo é uma questão de aparar algumas arestas.

NOTA: 7,9

Dogma Blue é:
- Marcelo Paes (vocal)
- Tales Ribeiro (guitarra)
- Rodrigo Kolb (guitarra)
- Roberto Greboggy (baixo)
- André Prevedello (bateria)

Homepage
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário