quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Orphaned Land - El Norra Alila (1996/2018)


Orphaned Land - El Norra Alila (1996/2018)
(Century Media Records/Shinigami Records - Nacional)

01. Find Your Self, Discover God
02. Like Fire To Water
03. The Truth Within
04. The Path Ahead
05. A Neverending Way
06. Takasim
07. Thee By The Father I Pray
08. Flawless Belief
09. Joy
10. Whisper My Name When You Dream
11. Shir Hama’alot
12. El Meod Na’ala
13. Of Temptation Born
14. The Evil Urge
15. Shir Hashirim

Dentro do Metal, existem bandas que se mostram realmente diferenciadas, únicas dentro do que se propõem a fazer. Uma dessas é o Orphaned Land. Unindo o peso do estilo, com elementos da música oriental, e uma mensagem que prega a paz entre as religiões monoteístas, os israelenses criaram uma sonoridade sem igual dentro do cenário atual, algo inimitável e único. Mas essa caminhada teve um início, e sua música não nasceu pronta. Ela foi o resultado de anos e anos de maturação e lapidação de uma proposta ousada e que poderia ter dado muito errada, já que não é simples trazer elementos externos ao Heavy Metal e isso soar natural.

O primeiro passo foi a demo The Beloved’s Cry (93), lançada no ano de 1993, e que mostrava um Death/Doom de qualidade, mas que seguia o padrão do estilo. Ainda sim, era perceptível que estávamos diante de um nome diferenciado. Em seguida, veio seu debut, Sahara (94), e ali a evolução já havia sido imensa. Os elementos de música oriental já se encontravam inseridos e indicava o caminho que viriam a tomar dali para frente. Ainda sim, nada preparou os fãs para o álbum seguinte, El Norra Alila (96), onde deram um passo evolutivo ainda maior, e lançaram as bases definitivas do que seria o Orphaned Land dali para frente.

Tudo aqui se fundiu de uma forma absurdamente natural. Sua música ainda tinha algo daquele Death/Doom de início, mas elementos do Progressivo já começavam a se incorporar as canções. Os vocais guturais de Kobi Farhi soam melhores que nunca, mas ele abre mais espaço para as vocalizações limpas, o que dá um contraste incrível as músicas. O trabalho de backing vocal é ótimo, e vocais femininos deixam tudo ainda mais rico. As guitarras de Yossi Sassi e Matti Svatizky passaram a assumir um papel central nas composições, se destacando não só pelos ótimos riffs, mas por utilizar escalas orientais que ajudam demais dar uma ambiência oriental ao trabalho, enquanto na parte rítmica, o baixo de Uri Zelcha e a bateria de Sami Bachar dão mais riqueza as canções.


Com relação ao lado Folk da banda, ele aflora de uma forma até então não vista. Instrumentos típicos surgem em grande profusão, assim como os violinos, que dão uma beleza sem igual à sua música. El Norra Alila é tão rico nesse sentido, que a cada nova audição feita, você perceberá algo que passou batido. Realizar essa mistura é uma é uma tarefa hercúlea e não é para qualquer um, mas o Orphaned Land acerta em cheio no que se propõem a fazer. Entre os principais destaques, podemos apontar “Find Your Self, Discover God”, com seus ótimos riffs e melodias, a forte “Like Fire To Water”, “The Truth Within”, bem densa e diversificada, a pesada “Thee By The Father I Pray”, com suas ótimas linhas vocais, “Shir Hama’alot”, uma canção totalmente Folk e que prima pela calma que transmite, e a agressiva “Of Temptation Born”.

A produção de El Norra Alila soa bem crua se comparada ao que a banda faz hoje, mas foi tremendo avanço se colocada frente a frente com a de Sahara, com Kobi Farhi e Yossi Sassi tendo sido os responsáveis pela mesma, além de terem feito a mixagem ao lado de Udi Koomran. Esse também foi responsável pela masterização, junto de Ran Bagno. Já a remasterização foi realizada por Patrick W. Engel. A capa foi obra de Ehud Graff, em parceira com Kobi. Se na época de seu lançamento El Norra Alila soou refrescante e ousado, cabe dizer que após 22 anos o mesmo envelheceu bem, e que ainda se coloca como um trabalho acima da média. Com uma riqueza musical imensa, e integrando a música do Oriente Médio com Heavy Metal, ele fez a ponte entre o Orphaned Land dos primeiros lançamentos com tudo o que viriam a fazer a partir de Mabool (04), seu próximo álbum. Um item mais do que obrigatório em qualquer boa coleção que se preze.

NOTA: 86

Orphaned Land (gravação):
Kobi Farhi (vocal);
Yossi Sassi (guitarra);
Matti Svatizky (guitarra);
Uri Zelcha (baixo);
Sami Bachar (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário