quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Blues Pills - Lady in Gold (2016)


Blues Pills - Lady in Gold (2016)
(Voice Music/Nuclear Blast Brasil)


01. Lady in Gold
02. Little Boy Preacher
03. Burned Out
04. I Felt a Change
05. Gone so Long
06. Bad Talkers
07. You Gotta Try
08. Won't Go Back
09. Rejection
10. Elements and Things

De toda essa leva de bandas calcadas nos anos 60 e 70, afirmar que o Blues Pills disputa o título de melhor banda de sua geração com o Rival Sons não soa exagerado. Nos últimos anos, o quarteto formado por Elin Larsson (vocal), Dorian Sorriaux (guitarra), Zack Anderson (baixo) e pelo estreante André Kvarnström (bateria) enfileiraram uma série de ótimos trabalhos, que deixaram todos de queixo caído. Mas após o ótimo trabalho de estreia, existia a inevitável pressão para um segundo trabalho no mesmo nível. E bem, com Lady in Gold o quarteto pulverizou qualquer dúvida que ainda poderia existir sobre sua qualidade.

Se você, como eu, esperava um álbum que seguisse pelos mesmos caminhos do trabalho de estréia, uma escolha mais que óbvia, vai definitivamente se surpreender com Lady in Gold. O Blues Pills resolveu ousar, recusando-se a simplesmente repetir o que havia feito 2 anos atrás. Claro, aquela sonoridade repleta de elementos que remetem aos anos 70 se faz mais que presente, mas fica evidente um apelo maior para o Gospel e o Soul durante toda a audição do álbum. O fato do Hammond se mostrar bem mais presente ajudou a aumentar a profundidade das composições e reforçar o lado mais psicodélico de algumas canções, tarefa essa ajudada pela guitarra. Ainda sim, vale dizer, estamos diante de um álbum de Rock em toda a sua essência.


Mas sem sombra alguma de dúvida, o ponto central da música do Blues Pills é a espetacular Elin Larsson. “Deusdocéujesuscristinho”, como canta essa moça! Como li uma vez, sua voz se mostra uma mescla de Janis Joplin, Grace Slick e Aretha Franklin, e me recuso a dizer algo que contrarie isso. E por incrível que pareça, ela consegue cantar ainda melhor do que já havia feito no debut, talvez por dar mais espaço às suas influências de Soul e Funk, algo que achei muito legal. Mas mesmo com seu protagonismo, é injusto não citar aqui o trabalho de Dorian Sorriaux. Para mim, o cara é o melhor guitarrista de sua geração, pois sua capacidade de criar riffs e melodias que grudam na cabeça é algo fora do comum. Seu feeling é único e nem mesmo Scott Holiday (Rival Sons) consegue se igualar a ele nesse sentido.

Os destaques aqui são muitos, e Lady in Gold é desses trabalhos que, sem exagero, estão predestinados a ganhar o selo de clássico. A abertura, com a enérgica faixa título, já te impressiona de cara. A guitarra de Sorriaux da um clima psicodélico à canção, enquanto os teclados servem de fundo para um belíssimo desempenho de Elin. “Little Boy Preacher” tem seus dois pés bem fincados nos anos 60, enquanto “Burned Out” irá inevitavelmente te remeter a Jefferson Airplane. Aqui, o grande destaque realmente vai para Dorian. Já faixas como “I Felt a Change” (onde Larsson é acompanhada apenas por um piano) e “Gone so Long” dão mais espaço para o Soul, com inevitável destaque para a voz de Elin. “Bad Talkers” te traz à mente o Big Brother and the Holding Company e a espetacular “You Gotta Try” vai te remeter à Janis Joplin. Os vocais mais uma vez são destaque e na última, Sorriaux brilha com um riff daqueles que gruda da cabeça e demora semanas para sair. E para não dizer que não falei da parte rítmica, Zack e André são os grandes destaques da faixa que encerra o álbum, “Elements and Things”.

A produção beira a perfeição e assim como no debut, ficou a cargo de Don Alsterberg. Não tem o que se criticar nesse ponto. A capa também é uma das mais belas de 2016 e casa perfeitamente com o conteúdo do álbum. Mantendo aquele climão vintage, mas ousando sair da zona de conforto, o Blues Pills nos entregou um forte candidato a melhor álbum de 2016. E aos interessados, a Voice lançou o trabalho em no Brasil em versão digipack duplo, limitado e numerado à mão, contendo o CD e um show em DVD, além da versão simples do mesmo. Simplesmente imperdível!

NOTA: 9,5

Blues Pills é:
- Elin Larsson (vocal);
- Dorian Sorriaux (guitarra);
- Zack Anderson (baixo);
- André Kvarnström (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube


Nenhum comentário:

Postar um comentário