terça-feira, 24 de março de 2015

Puritan – Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu (2014)




Puritan – Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu (2014)
(Independente - Nacional)

01. Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu
02. Bandido Bom é Bandido Morto
03. Punição
04. Desgraça Pouca é Bobagem
05. Periferia é Periferia
06. Doa em quem Doer
07. Aqui se faz, Aqui se paga
08. Elite de Merda
09. Se quer Respeito, Conquiste!
10. Manipulado
Bônus
11. Sentença de Fogo [Nova versão]

Apesar de ser relativamente nova (surgiu em 2008), a capixaba Puritan já possui dois ótimos álbuns, O Firme Fundamento do Desespero Incessante (09) e Faixa de Gaza (11). Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu é seu trabalho mais recente e aqui o ouvinte irá encontrar e mesma mescla de Metal e Hardcore que vêm marcando a carreira da banda.
É possível observarmos um maior amadurecimento do grupo, o que não significa que tenham arrefecido em sua fúria. Aliás, justamente o contrário, pois a sensação que se têm é a de que estão cada vez mais raivosos com seu “Metal Favela”. Sua música é de uma brutalidade impar, chegando a resvalar no Death Metal em alguns momentos, mas conseguem passar um ar de modernidade, seja pela escolha dos timbres, pela afinação ou pelos breakdowns, que aqui aparecem em menor quantidade se comparado com os álbuns anteriores. Ótimos riffs dão o tom, transmitindo muita agressividade e a parte rítmica é de uma precisão incrível, além dos vocais serem simplesmente doentios. Vale aqui uma menção as letras do Puritan, absurdamente fortes e que tratam diretamente de questões sociais e políticas de nosso país. Não é exagero dizer que letra e música casam perfeitamente aqui no que tange agressividade. A junção é perfeita. Destaques? Missão difícil, já que o trabalho e de uma homogeneidade absurda e está nivelado por cima. Mas se quer ter uma ideia do poder de fogo da música desses capixabas, experimente começar a audição pelas polêmicas “Bandido Bom é Bandido Morto” e “Elite de Merda”. Depois dê uma passada por “Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu”, “Periferia é Periferia”, “Aqui se faz, Aqui se paga”, “Manipulado” e a regravação de “Sentença de Fogo”. Mas tome cuidado, pois as mesmas podem causar graves danos a sua cervical.
A produção está boa e totalmente adequada à sonoridade do Puritan, já que deixa tudo audível, mas com o peso e sujeira necessários as músicas apresentadas aqui. Soando mais madura, mas transbordando intensidade e fúria por todos os poros, o Puritan lançou um dos álbuns mais odiosos (no melhor sentido da palavra) de 2014. É para moer o pescoço até mesmo do banger mais experiente.

NOTA: 8,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário