segunda-feira, 30 de março de 2015

Fallen Idol – Fallen Idol (2015)




Fallen Idol – Fallen Idol (2015)
(Independente – Nacional)

1. I, Psychotic
2. Join The Dead
3. Mother Death
4. Scarecrow
5. The Forgotten Page
6. Black Preacher
7. Dead’s Heart Lament

Sabe uma coisa da qual sempre sinto muita falta, tanto na cena nacional quanto na gringa? Bandas que pratiquem aquele Doom Metal mais de raiz. Normalmente os nomes que surgem exploram as sonoridades mais agressivas do estilo, com vocais guturais, etc e tal. Existe um nicho a ser preenchido e certamente se um nome de qualidade se aventurar a explorar essa linha, tem grandes chances de sucesso.
Pois bem, com o Fallen Idol, posso dizer que no Brasil essa lacuna começa a ser preenchida, já que sua sonoridade tem aquela pegada de bandas como Candlemass, Saint Vitus, Trouble e até mesmo Cirith Ungol. Em um ou outro momento você poderá se deparar também com sonoridades que aproximam a banda do Doom/Stoner praticado pelo Cathedral e claro, vai encontrar ecos de Sabbath por todos os lados, afinal, não da para falar das bandas citadas acima sem lembrar dos ingleses de Birmingham. Aqui temos uma música acima de tudo pesada, sombria, com passagens bem arrastadas e melancólicas. Os riffs despejados pela guitarra de Rodrigo Sitta (também vocalista) criam uma atmosfera bem obscura enquanto a parte rítmica, a cargo do baixista Marcio Silva e do baterista Ulisses Campos, segura o peso e a responsabilidade pelo andamento lento da música do trio paulista. São sete faixas em pouco mais de 40 minutos, com destaques maiores para “I, Psychotic”, “Join The Dead”, “Scarecrow” e “Dead’s Heart Lament”, mas mesmo as não citadas são de ótima qualidade.
O único ponto que me deixou um pouco incomodado aqui foi a produção do trabalho. Não, ela não é ruim. Por sinal é possível escutar perfeitamente todos os instrumentos e em momento algum ela compromete o resultado final das músicas, até combinando de certa forma com a sonoridade proposta, mas com o nível que as produções andam hoje em dia, esse é um quesito que pode ser melhorado no próximo lançamento. Sim, próximo lançamento, porque pelo talento demonstrado aqui, o Fallen Idol tem obrigação moral e artística de nos presentear com um segundo álbum. Detalhe também para a capa, um belo trabalho de Fernando Lima (Drowned), da The Most Destructive Art. Infelizmente ainda não existe versão física para esse trabalho, mas você pode adquirir a versão virtual do mesmo no Bandcamp da banda.

NOTA: 8,0






Nenhum comentário:

Postar um comentário