Behemoth - I Loved You at Your Darkest (2018)
(Nuclear Blast Record – Importado)
01. Solve
02. Wolves ov Siberia
03. God = Dog
04. Ecclesia Diabolica Catholica
05. Bartzabel
06. If Crucifixion Was Not Enough…
07. Angelvs XIII
08. Sabbath Mater
09. Havohej Pantocrator
10. Rom 5:8
11. We Are the Next 1000 Years
12. Coagvla
Sempre tive grande apreço pelo Behemoth, e ainda devo ter em algum canto aqui em casa, minhas fitas-cassetes de Grom (96), Pandemonic Incantations (98) e Satanica (99), gravadas na segunda metade dos anos 90. Era uma época em que, por viver em uma cidade do interior e não ter lá muitas condições de adquirir CD’s, eu costumava fazer um “catadão” nas coleções de alguns amigos e passar tudo para as “abençoadas fitinhas”. Talvez por isso, sempre que vejo o nome da banda em algum site ou revista, sempre que anunciam algum material novo, me bate certo saudosismo desses tempos, quando sim, tudo parecia mais simples, até mesmo quando falávamos de Heavy Metal.
Não sei se em algum momento, Nergal imaginou que o Behemoth poderia se tornar tão grande quanto se tornou dentro do cenário metálico mundial. Alguns detratores podem alegar que isso não se deu puramente por razões musicais, afinal, seu vocalista e guitarrista sempre foi um nome polêmico, já tendo inclusive encarado um tribunal em seu país, por ter rasgado uma bíblia durante um show. O crescimento começou efetivamente com o lançamento de The Apostasy (07), se consolidou com Evangelion (09) e se tornou uma realidade com The Satanist (14), e a maior prova disso é toda a expectativa que antecedeu I Loved You at Your Darkest, seu 11º trabalho de estúdio. Eu mesmo estava ansioso há meses para escutá-lo.
(Nuclear Blast Record – Importado)
01. Solve
02. Wolves ov Siberia
03. God = Dog
04. Ecclesia Diabolica Catholica
05. Bartzabel
06. If Crucifixion Was Not Enough…
07. Angelvs XIII
08. Sabbath Mater
09. Havohej Pantocrator
10. Rom 5:8
11. We Are the Next 1000 Years
12. Coagvla
Sempre tive grande apreço pelo Behemoth, e ainda devo ter em algum canto aqui em casa, minhas fitas-cassetes de Grom (96), Pandemonic Incantations (98) e Satanica (99), gravadas na segunda metade dos anos 90. Era uma época em que, por viver em uma cidade do interior e não ter lá muitas condições de adquirir CD’s, eu costumava fazer um “catadão” nas coleções de alguns amigos e passar tudo para as “abençoadas fitinhas”. Talvez por isso, sempre que vejo o nome da banda em algum site ou revista, sempre que anunciam algum material novo, me bate certo saudosismo desses tempos, quando sim, tudo parecia mais simples, até mesmo quando falávamos de Heavy Metal.
Não sei se em algum momento, Nergal imaginou que o Behemoth poderia se tornar tão grande quanto se tornou dentro do cenário metálico mundial. Alguns detratores podem alegar que isso não se deu puramente por razões musicais, afinal, seu vocalista e guitarrista sempre foi um nome polêmico, já tendo inclusive encarado um tribunal em seu país, por ter rasgado uma bíblia durante um show. O crescimento começou efetivamente com o lançamento de The Apostasy (07), se consolidou com Evangelion (09) e se tornou uma realidade com The Satanist (14), e a maior prova disso é toda a expectativa que antecedeu I Loved You at Your Darkest, seu 11º trabalho de estúdio. Eu mesmo estava ansioso há meses para escutá-lo.
The Satanist colocou a banda em um lugar de destaque dentro da cena, tendo sido não só um dos grandes trabalhos de sua carreira, como um dos destaques de 2014. Após um trabalho de tamanha repercussão positiva, a lógica seria muito simples, ou seja, manter a fórmula, a mesma pegada. Mas bem, estamos falando do Behemoth, e o comodismo, o caminho mais fácil, nunca foi lá a opção preferida da banda. Não que I Loved You at Your Darkest seja um álbum brutalmente diferente de seu antecessor, ele até possui alguns traços em comum, já que se mantém em busca das raízes da banda, mas passa longe de ser um clone ou uma simples continuação do mesmo. Ele é único, caminha com as próprias pernas, algo incomum para uma banda que chegou ao patamar que o Behemoth se encontra no momento.
Nergal e cia procuraram explorar novas fronteiras musicais, sem que isso necessariamente tenha significado fugir da sonoridade padrão da banda. Suas características básicas continuam aqui, com riffs fortes e sinistros – alguns poderiam estar em Demigod, por exemplo – e uma parte rítmica que se destaca não só pela coesão, mas pelo peso e técnica. Ainda sim, é um álbum mais flexível que The Satanist, o que pode ser observado nas utilizações de corais infantis e gregorianos ou em passagens acústicas. Essa maior flexibilidade também permitiu que Orion (baixo) e Inferno (bateria) explorassem mais seus lados criativos, além de colocar a guitarra no centro das canções (por mais que em alguns momentos elas sejam abafadas pela bateria e pelos vocais, que estão bem altos).
“Solve” é uma introdução simples e funcional, já que o coral infantil aqui utilizado funcionou muito bem, ajudando a dar aquele ar escuro e melancólico que será observado no decorrer do trabalho. “Wolves ov Siberia” é um dos momentos onde podemos traçar um paralelo entre I Loved You at Your Darkest e The Satanist. É agressiva, rápida e tem um pé bem firme no Black Metal. Outra que segue bem essa linha é a já conhecida “God = Dog”, que tem aqueles riffs de guitarra bem característicos do Behemoth. Caótica e anárquica, é enriquecida não só pelo coro gregoriano, como também pelos corais infantis que resurgem em determinado momento. Não soa exagerado dizer que é uma fotografia do álbum como um todo. “Ecclesia Diabolica Catholica” tem uma queda para o Black Melódico, mas sem abrir mão daquele peso esmagador do Death Metal. Além disso, tem um ótimo refrão, bons solos, e a bateria de Inferno soa simplesmente infernal (a tentação do trocadilho foi maior).
“Bartzabel” surge para dar uma quebrada na ferocidade do álbum até então. Melancólica e mais arrastada, tem algo de Doom e um clima um tanto ritualístico. É sem dúvida alguma a canção mais melódica de todo o trabalho. Destaque para o coro gregoriano repetindo “Come unto me Bartzabel”, que soa sinistro. Você sente que a qualquer momento o demônio pode se materializar diante de você. “If Crucifixion Was Not Enough…” é um Death/Black enérgico, agressivo, com ótimos solos e com um trabalho primoroso da parte rítmica. “Angelvs XIII” é dessas canções esmagadoras que o Behemoth faz como poucos, e poderia estar tranquilamente em Demigod ou The Apostasy. O álbum dá uma pequena caída, com a sequência composta por “Sabbath Mater”, uma tentativa de continuidade de The Satanist, com bons riffs e vocais, e “Havohej Pantocrator”, dura escura e atmosférica. “Rom 5:8” é opressiva e visceral, com boa variação vocal, e “We Are the Next 1000 Years” é intensa, forte e simplesmente perturbadora. Encerrando, temos a instrumental “Coagvla”.
O álbum teve a produção realizada pela própria banda, com a coprodução da bateria por Daniel Bergstrand – que trabalha com o grupo desde Demigod, além de ter produzido nomes como Abbath, Dark Funeral, In Flames e Meshuggah –, mixagem de Matt Hyde (Children of Bodom, Marty Friedman, Slayer, Soufly) e masterização de Tom Baker (Bruce Dickinson, Judas Priest, Marilyn Manson, Megadeth, Pantera). O resultado é muito bom, apesar de a bateria ter ficado um pouco alta para o meu gosto. Apesar de limpo e claro, conseguiram manter uma pequena dose de crueza, algo que remete mais ao passado da banda. Já a bela capa foi obra do italiano Nicola Samori. Se recusando a dormir sobre os louros de seu trabalho anterior, o Behemoth conseguiu soar ainda mais efetivo, mas sem abrir mão de seus princípios.
NOTA: 89
Behemoth é:
- Nergal (vocal/guitarra);
- Orion (baixo);
- Inferno (bateria).
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