quinta-feira, 1 de junho de 2017

Stratovarius - Visions of Europe - Live (1998/2016)


Stratovarius - Visions of Europe (1998/2016)
(Shinigami Records/earMUSIC - Nacional)


CD1
01. Intro
02. Forever Free
03. Kiss Of Judas
04. Father Time
05. Distant Skies
06. Season Of Change
07. Speed Of Light
08. Twilight Symphony
09. Holy Solos

CD2 
01. Visions
02. Will The Sun Rise?
03. Forever
04. Black Diamond
05. Against The Wind
06. Paradise
07. Legions

O auge! É isso que Visions of Europe retrata, o Stratovarius em sua melhor forma, não só criativa como também em matéria de performance. Gravado nos dias 11 e 14 de setembro de 1997, nas cidades de Milão (Itália) e Atenas (Grécia), durante a turnê do clássico Visions (97), o trabalho mostra o ápice do quinteto formado por Timo Kotipelto (vocal), Timo Tolkki (guitarra), Jari Kainulainen (baixo), Jörg Michael (bateria) e Jens Johansson (teclado). E mais, ouso dizer que estamos diante do melhor trabalho ao vivo lançado por uma banda de Metal Melódico até hoje. Mas o que me leva a acreditar nisso?

Em primeiro lugar, a química que existia (ou parecia existir) entre os 5 membros do Stratovarius nesse momento. A entrada de Kotipelto na banda em 94 já havia causado uma pequena revolução na mesma, gerando o ótimo Fourth Dimension e no ano seguinte, com a chegada dos experientes  Jörg Michael (com passagens até então pelo Rage, Grave Digger, Running Wild e Axel Rudi Pell) e Jens Johansson (que “só” tinha tocado nas bandas de Dio, Ginger Baker e Malmsteen), tudo pareceu se encaixar perfeitamente. O resultado? Episode (96) e Visions (97), dois clássicos absolutos do estilo. Em segundo, o repertório de Visions of Europe beira a perfeição. Deixando completamente de lado a fase em que Tolkki era vocalista, se concentraram única e exclusivamente nos 3 últimos álbuns de estúdio até então, ou seja, retrata o melhor momento do grupo finlandês.

Uma coisa que já me despertava a atenção em 1998 e hoje, após o trabalho de remasterização, se reforça ainda mais, é a energia que emana do CD. Você consegue se imaginar no meio do público durante a audição do álbum e, em muitos momentos, se pega cantando junto com o mesmo, como se estivesse diante do palco em alguma das duas noites retratadas aqui. Como dito no início, o quinteto estava no auge em matéria de performance em cima de um palco e todos encontram espaço para brilhar aqui. Tolkki inspiradíssimo (como nunca mais tivemos oportunidade de ouvir) realiza ótimos duelos com Jens Johansson, enquanto Jari Kainulainen e Jörg Michael são simplesmente precisos. Já Kotipelto brilha, não só pela interpretação, superior até mesmo ao que escutávamos nos trabalhos de estúdio, como também por ser altamente participativo, dando espaço para o público durante todo o tempo.


O set list é covardia. Clássicos como “Forever Free”, “Kiss of Judas” “Speed of Light”, “Black Diamond” e “Paradise” vão fazer qualquer fã cantar junto, principalmente nos refrões para lá de grudentos, uma característica única do Stratovarius nesse período, mas que infelizmente parecem ter perdido nos dias de hoje. Isso sem esquecermos de grandes músicas como “Distant Skies”,  “Twilight Symphony”, “Will The Sun Rise?” e “Forever”, talvez a mais bela balada composta pelo Stratovarius. A produção já era ótima, com tudo bem claro, cristalino e bem equilibrado, mas ficou ainda melhor agora, com a remasterização de Mika Jussila (responsável pela masterização original).A parte gráfica foi toda refeita por Alexander Mertsch, que vem trabalhando nos últimos relançamentos da earMUSIC, como Gamma Ray, Savatage e os ao vivos do Deep Purple, com ótimos resultados. Aliás, o encarte vem recheado de fotos e notas.

Felizmente, para os fãs da banda e de Metal Melódico em geral, a Shinigami está lançando o material no Brasil, fazendo dessa uma aquisição obrigatória aos mesmos. O ápice da carreira do Stratovarius, sem sombra alguma de dúvida!

NOTA: 9,0

Stratovarius (gravação):
- Timo Kotipelto (vocal);
- Timo Tolkki (guitarra);
- Jari Kainulainen (baixo)
- Jörg Michael (bateria)
- Jens Johansson (teclado)

Homepage
Facebook
Twitter
Instagram



Nenhum comentário:

Postar um comentário