quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Falkenbach - Asa (2013)




Falkenbach - Asa (2013)
(Prophecy Productions - Importado)
               
01. Vaer Stjernar Vaerdan           
02. Wulfarweijd
03. Mijn Laezt Wourd
04. Bronzen Embrace
05. Eweroun
06. I Nattens Stilta
07. Bluot Fuër Bluot
08. Stikke Wound
09. Ufirstanan Folk
10. Beloved Feral Winter (Bônus Track)
11. En Lintinbluitin Faran… (Bônus Track)
12. Return To Ultima Thule (Bônus Track)
13. I Svertar Sunna Luihtint (Bônus Track)

Com mais de 20 anos de estrada, esse é apenas o sexto lançamento do projeto capitaneado por Vratyas Vakyas. Nesse tempo, o Falkenbach se firmou como um dos percussores de um estilo que mistura Black Metal, Folk e passagens atmosféricas. Na verdade, muito da cena Folk/Viking Metal atual pode ser colocado na conta da banda alemã e talvez sem ela, hoje não teríamos formações como Moonsorrow, Eluveitie, Wodensthrone, Folkearth, dentre outras.
Mas vamos nos concentrar especificamente em seu novo álbum, Asa. Aqui não temos nenhuma grande mudança radical e o fã irá encontrar tudo aquilo que espera de um trabalho da banda. Ótima produção, variedade musical, peso e um equilíbrio único entre a agressividade do Black e a suavidade Folk/Atmosférica. Mesmo sem nenhuma novidade, podemos dizer que ele consegue superar em muito o contestado trabalho anterior, Tiurida (11) (que particularmente, acho um bom álbum.). Uma das maiores qualidades não só de Asa, como do Falkenbach é o minimalismo de sua música, se comparado a outros nomes da cena. Nunca iremos encontrar centenas e centenas de instrumentos, partes orquestradas cheias de pompa e coisas afins que acabam por desviar a atenção do ouvinte. O que temos aqui é o básico, vocal, guitarra, baixo e bateria, com os sintetizadores, passagens acústicas e instrumentos populares sendo usados estritamente quando necessários, sem os exageros cometidos por muitas bandas do estilo. Chama a atenção também a alternância entre as faixas, já que hora temos uma mais agressiva e de pegada mais Black, hora temos uma mais Atmosférica/Folk. Isso acaba por dar um equilíbrio bem interessante ao trabalho e evita que o mesmo se torne enjoativo. Das mais porradas, destaques para a rápida e enérgica “Wulfarweijd”, a intensa “Bronzen Embrace” e a ótima “Stikke Wound”. Do outro lado, vale a pena destacar a faixa de abertura, “Vaer Stjernar Vaerdan” e “Eweroun”. Já em “Bluot Fuër Bluot” conseguem equilibrar os dois lados com perfeição.
Reciclando as mesmas ideias de sempre e possuindo foco no que faz, algo raro hoje em dia, Vratyas Vakyas e seu Falkenbach nos presenteiam com mais um belo trabalho. Ok, Asa pode não ter o brilhantismo de um ...En Their Medh Riki Fara... (96) ou de um ...Magni Blandinn Ok Megintiri...(98) e até mesmo não superar o ótimo Heralding – The Fireblade (05), mas ainda sim é um ótimo trabalho, muito acima da média do que vemos sendo lançado por ai sobre o rótulo de Black/Viking/Folk Metal. Para quem é fã, imperdível, para quem ainda não conhece a banda, uma ótima oportunidade de ter um primeiro contato.

NOTA: 8,5





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário