segunda-feira, 22 de julho de 2013

Facada – Nadir (2013)




Facada – Nadir (2013)
(Black Hole Productions – Brasil)

01. Intro
02. Deus de Carne
03. O Fim do Homem
04. Cidade Morta
05. e-Diota
06. Amanhã Vai Ser Pior
07. Josefel Zanatas
08. Altar de Sangue
09. Nadir
10. Tudo Está Desmoronando
11. Raiva Não Falece
12. O Tempo Será Seu Humilhador
13. Eu Não Pertenço a Esse Mundo
14. Corumbá, Hippie do Inferno
15. Ode à Gente
16. Preguiça de Interagir
17. Espero Antes de Morrer
18. Perverso Sem Remorso
19. Inveja
20. Guarda Esse Mantra pra Ti

O Facada sempre primou por ser uma das bandas mais extremas do cenário nacional. Com seu Grindcore insano, a banda impressionou todos aqueles que amam som extremo com seus trabalhos anteriores, Indigesto (2006) e O Joio (2011). E para aqueles que pensavam que esses cearenses não tinham como ficar mais pesados, Nadir, novo álbum da banda, é um murro no meio da cara de todos. Os caras tiveram a manha de expandir seu som com uma mais do que saudável influência de Black Metal, tornando melhor o que já era ótimo.

Com músicas mais trabalhadas e ainda mais pesadas, logo após uma rápida introdução começam destruindo tudo com a monstruosa “Deus de Carne”, onde você já pode perceber a nova influência do Metal Negro no seu som. O mesmo vale para a faixa seguinte, “O Fim do Homem”, com riffs Black e refrão Hardcore/Punk. Essa influência vai se repetindo faixa por faixa, como nas ótimas “Cidade Morta”, com algo de Nasum, referência que também surge em “O Tempo Será Teu Humilhador”, “Amanhã vai ser Pior” e a brutal faixa título, certamente a melhor de todo CD. Já “e-Diota” segue a linha dos trabalhos anteriores e poderia estar perfeitamente em O Joio. “Altar de Sangue” segue uma linha mais Death e é mais arrastada, durando mais de 3 minutos. Já a fantástica “Ode a Gente” soa como uma batida de frente entre o Napalm Death e o Morbid Angel e é impossível não se empolgar com a mesma. “Josefel Zanatas” é uma homenagem muito legal a Zé do Caixão e conta com participação especial de Marcelo Apezzato (Hutt) nos vocais. Aliás, Nadir também conta com outras participações. Jão (Ratos de Porão) da as caras no solo de “Altar de Sangue” e John “The Maniac” Leatherface (Chronic Infest) participa fazendo vocais em “Eu Não Pertenço a Este Mundo” e “Corumbá, Hippie do Inferno”. O álbum encerra com a fantástica porradaria Grind “Guarda Esse Mantra pra Ti”.

Completando 10 anos de carreira esse ano, o Facada lançou seu melhor trabalho, com riffs absurdamente criativos e um peso absurdo. Os vocais de James estão totalmente insanos, Dangelo mostra ser um dos melhores bateristas do Metal Nacional e Danyel e Ari uma dupla de guitarrista pra lá de entrosada. A produção é muito boa e o som ficou bem sujo e pesado, como deve ser quando falamos de Grindcore. Tranquilamente, um dos melhores trabalhos de Metal Extremo de 2013, não só a nível nacional, como também a mundial.

NOTA: 9,0

Facebook 
myspace
Black Hole 


Nenhum comentário:

Postar um comentário