segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sabaton – Heroes (2014)




Sabaton – Heroes (2014)
(Nuclear Blast - Nacional)

01. Night Witches
02. No Bullets Fly
03. Smoking Snakes
04. Inmate 4859
05. To Hell And Back
06. The Ballad Of Bull
07. Resist And Bite
08. Soldier Of 3 Armies
09. Far From The Fame
10. Hearts Of Iron

Em 2012 o Sabaton sofreu um racha em sua formação, ficando de um lado o vocalista Joakim Brodén e o baixista Pär Sundström, mantendo o nome do Sabaton e do outro, os guitarristas Oskar Montelus e Rikard Sundén, o baterista Daniel Mullback e o tecladista Daniel Mÿhr, que acabaram por formar o Civil War. Pois bem, ano passado o Civil War lançou seu bom debut, The Killer Angels e automaticamente, todos voltaram seus olhos e ouvidos para Brodén e Sundström a espera do sucessor de Carolux Rex. Como tal mudança radical afetaria o som da banda?
Pois bem, quando a faixa de abertura, “Night Witches”, explode nos falantes, se torna perceptível que tal mudança não teve qualquer efeito negativo sobre a sonoridade da banda, mostrando que por mais que os demais músicos tivessem seu valor, Joakim e Pär formam o núcleo duro do Sabaton. Forte, mantendo um meio termo entre o Metal Tradicional e o Power Metal, ela é tudo que se espera de uma música dos suecos. A verdade é que não tentam inventar muito, procurando fazer seu som básico e não perdendo tempo com firulas desnecessárias. O resultado disso é que das 10 faixas, 8 possuem menos de 4 minutos e Heroes mal chega aos 40 minutos de duração. Talvez ai esteja um dos grandes segredos desse trabalho, pois ao invés de fazer como a grande maioria das bandas, que procuram desesperadamente preencher toda a capacidade de um Cd, o Sabaton corta o desnecessário e nos entrega um trabalho enxuto. Outro ponto que coloca a banda a frente dos demais pares do estilo e torna a audição agradável e que quase não temos orquestrações e teclados aqui. Quando incluem esses elementos em suas músicas, o fazem de forma pontual e discreta. Liricamente a banda faz o esperado e mantém o foco em temas militares, sendo que em Heroes se concentram na 2ª Guerra Mundial e nos heróis de ambos os lados. Em um trabalho muito heterogêneo e sem nenhuma música que possamos chamar de descartável, os maiores destaques vão para “Night Witches”, “No Bullets Fly”, com influência de Judas Priest, “Smoking Snakes”, com letra que homenageia a nossa FEB (Força Expedicionária Brasileira), que lutou ao lado dos Aliados na Itália, a cadenciada “Inmate 4859”, “To Hell And Back” (com algo de Folk) e “Resist And Bite”.
A produção, excelente, coube ao sempre competente Peter Tägtgren (Hypocrisy), que soube extrair o melhor da banda. Em Heroes, o Sabaton não apresenta nada diferente do que já havia nos mostrado em seus seis álbuns anteriores e ai está à maior virtude de seu trabalho. Ok, aqueles que não gostavam da banda, provavelmente continuarão a odiando, mas os seus fãs irão aprovar sem pensar duas vezes. Sem um pingo de dúvidas, a melhor banda dessa nova geração do Metal Tradicional/Power Metal e que, não sem motivos, continuará a crescer em popularidade com esse novo trabalho.

NOTA: 8,5





 
Capa Alternativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário