quarta-feira, 28 de maio de 2014

Scania – Dethroned (2013) (EP)




Scania – Dethroned (2013) (EP)
(Independente – Nacional)

01. Dethroned
02. The Swarm
03. Rumours
04. Embryo
05. Kill the Ripper

Em um passado nem tão distante assim, era raro nos depararmos com bandas de fora do eixo Rio – São Paulo – Minas no cenário do Metal nacional. Eventualmente até ocorria de formações de outras localidades se destacarem, mas isso se dava de forma bem discreta. Isso não ocorria por falta de qualidade das bandas de outros centros, mas simplesmente porque em uma era pré-redes sociais e na qual a imprensa especializada se concentrava principalmente no Sudeste do Brasil, era muito mais complicado promover uma banda independente. Nessa época, era costume de algumas, tentarem a sorte se mudando de mala e cuia para São Paulo, centro do qual irradiava o Metal no país (apesar da forte cena existente no Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Fora isso, era imensa a dificuldade de se registrar um trabalho. Faltavam bons estúdios e tudo era muito caro.
Com a tão propagada revolução tecnológica da última década e a popularização cada vez maior da internet e suas redes sociais, o cenário sofreu uma verdadeira revolução. Hoje em dia, a banda pode ter um contato direto com seus fãs através dessas redes, podendo divulgar seu trabalho sem depender de revistas especializadas, que cada vez mais vêm capengado em busca de sobrevivência frente a sites e blogs espalhados por todo país e que passam informações aos fãs em tempo real. Os downloads ilegais abalaram as fundações da indústria musical, deixando gravadoras de pires nas mãos e fazendo com que muitos procurem lançar seu material de forma totalmente independente, algo que vêm se tornando cada vez mais fácil já que certos programas de computador permitem que praticamente se faça um cd quase sem sair de casa e gravar com uma boa produção já não é mais tão caro como era antigamente.
Escrevi tudo isso acima apenas para dizer que o Scania, banda oriunda de Taguatinga, no Distrito Federal (como têm banda boa por esses lados!), é um autentico representante dessa nova geração que vêm surgindo no embalo de toda essa revolução descrita. Adepta do bom e velho Do It Yourself, chega a seu segundo Ep lançado de forma independente, praticando uma mistura de Groove, Thrash e Stoner muitíssimo interessante. Em um primeiro momento, os nomes que me vieram à cabeça ao escutar as cinco músicas aqui presentes foram o Pantera e o de seu saudoso guitarrista, Dimebag Darrel. Riffs absurdamente pesados e mais focados no groove que na velocidade (que dá as caras em um ou outro momento) dão o tom aqui, mas uma audição mais atenta faz com que rapidamente você perceba alguns riffs bem marcantes e com um andamento do médio para o lento, típico das bandas de Stoner e que podem remeter ao ouvinte até mesmo ao Black Sabbath (como na instrumental Embyro). Como também não poderia deixar de ser, você também conseguirá pescar algo daquele Thrash mais tradicional, afinal de contas, a base do Groove Metal vem do estilo. Carregadas de guitarras muito pesadas, cozinha competente e vocais muito agressivos, todas as músicas aqui presentes são muito boas, mas destacaria como minhas preferidas a faixa título e “The Swarm”.
Com Dethroned, o Scania (até o nome da banda passa a idéia de algo pesado) chega para se juntar ao grupo de boas bandas que vêm surgindo na cena nacional. Com potencial para crescer ainda mais, só nos resta agora esperar por um álbum completo. Se curtir Groove Metal, Stoner ou Thrash, pode ir sem medo.

NOTA: 8,0




Um comentário: