terça-feira, 2 de abril de 2019

Heretic – To the False (2017)


Heretic – To the False (2017)
(Independente – Nacional)


01. Unobtainium
02. The Whip of God
03. Sitar Sauvage (feat. Mario Duplantier)
04. Trail of Sins
05. Until the Day It Comes
06. The End
07. Hymn to Sirius
08. Asaty
09. Truth (instrumental)
10. Rising Power

A evolução do Heretic é algo que não me cansa de impressionar. Entre seu segundo álbum, Leitourgia (15), e To The False, seu quinto trabalho de estúdio, se passaram apenas 3 anos, mas o crescimento e amadurecimento do projeto capitaneado por Guilherme Aguiar foi imenso. Fugindo do lugar-comum de boa parte das bandas nacionais, adotaram a proposta ousada de praticar música instrumental, mesclando uma base Prog Metal com elementos externos ao estilo, mais precisamente, Jazz e música oriental. Obviamente, o resultado nunca foi de fácil assimilação, afinal, quanto maior a amplitude musical, mais difícil se torna a sua absorção, mas nunca deixaram de fazer música de extrema qualidade. Mesmo com resultados tão positivos, o Heretic não se acomodou e resolveu dar um passo ousado, introduzindo vocais a suas canções, o que já foi observado no EP Heretika (16).

Essa espinhosa missão ficou a cargo de Erich Martins, e cabe dizer que o mesmo se saiu muito bem, já que sua voz se encaixou com perfeição na proposta da banda. Isso deixou as músicas um tanto mais “simples”, dentro do que a intrincada proposta do grupo permite, já que estamos falando de uma música altamente técnica, pesada, e de diferentes tonalidades, dado o forte componente étnico presente. O trabalho das guitarras, a cargo de Guilherme e dos convidados Lucas Cão e Luis Maldonalle, mantém o alto nível já apresentado, com ótimos riffs e solos. O trabalho da parte rítmica continua fenomenal, com o baixo de Laysson Mesquita soando irrepreensível e a bateria de Gustavo Naves trazendo a diversidade necessária as canções. Quanto a instrumentação étnica, ela está muito bem encaixada nas canções, e dão um ar exótico as mesmas.


Todas as 10 músicas aqui presentes apresentam um alto nível de qualidade, mas ainda sim existem alguns destaques inevitáveis. “Unobtainium” é dessas canções que cativam com facilidade, graças a forma como equilibra o peso com a instrumentação étnica, além de possuir bons riffs e um refrão marcante; “The Whip of God” abusa da agressividade, mas sem abrir mão das boas melodias; “Sitar Sauvage” é uma instrumental diversificada, e se encaixaria com perfeição nos trabalhos anteriores da banda, além de contar com a participação do baterista Mario Duplantier, do Gojira. O bom equilíbrio entre peso, melodia e música oriental também se faz presente nas agressivas “Until the Day It Comes”, com ótimos arranjos; “Hymn to Sirius”, uma das mais sólidas de todo trabalho; “Asaty”, bem diversificada; e “Rising Power”, que encerra o álbum.

A produção, mixagem e masterização foram realizadas por Guilherme Aguiar, e o resultado ficou bom, com todos os instrumentos bem audíveis. Ainda soa uma pouco mais crua do que o necessário, mas nada que chegue a comprometer a qualidade. Para completar, o CD vem em um digipack belíssimo, muito caprichado. Lapidando ainda mais sua proposta, e mostrando uma música mais coesa, o Heretic esbanja criatividade em To the False, se colocando como uma banda única dentro do cenário nacional. Cabe dizer que ano passado lançaram mais um álbum, Barbarism, e que no momento já se encontram preparando seu próximo trabalho.

NOTA: 84

Heretic (gravação):
- Erich Martins (vocal);
- Guilherme Aguiar (guitarras, sintetizadores, tabla indiana, flauta, esraj, oud, darbouka, bouzouki, orquestrações);
- Laysson Mesquita (baixo);
- Gustavo Naves (bateria);
- Luis Maldonalle (guitarra solo);
- Lucas Cão (tabla indiana e guitarra na faixa 1);
- Mario Duplantier (bateria na faixa 3).

Homepage
Facebook
YouTube
Bandcamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário