terça-feira, 7 de novembro de 2017

Venom Inc. - Avé (2017)


Venom Inc. - Avé (2017)
(Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional)


01. Avé Satanas
02. Forged in Hell    
03. Metal We Bleed    
04. Dein Fleisch    
05. Blood Stained    
06. Time to Die   
07. The Evil Dead    
08. Preacher Man    
09. War    
10. I Kneel to No God    
11. Black n' Roll

A importância do Venom para o Metal é inquestionável, e trabalhos como Welcome to Hell (81) e Black Metal (82) estão entre os mais influentes de todos os tempos. O trio original formado por Cronos, Mantas e Abaddom escreveu algumas das linhas mais importantes da história do estilo. Mas o caminho trilhado pelo grupo sempre foi conturbado, resultando em idas e vindas dos integrantes originais e em um Venom que, nos dias de hoje, se resume a Cronos e aos músicos que com ele estiverem.

Em uma dessas muitas idas e vindas, ainda nos anos 80, Jeffrey “Mantas” Dunn e Anthony “Abaddom” Bray se juntaram a Tony “Demolition Man” Dolan, que ocupou o lugar deixado por Cronos, e gravaram 3 álbuns, o clássico Prime Evil (89) e os bons Temples of Ice (91) e The Waste Land (92). Muitos anos depois, em uma dessas muitas voltas que o mundo dá, Jeff e Dolan se reencontraram no M-pire of Evil, e em 2015, durante a apresentação do grupo no Festival Keep it True, fizeram uma jam com Bray, tocando uma série de clássicos do Venom. Estava aí plantada a semente do Venon Inc.

Muitos fãs se questionam, afinal de contas, qual o verdadeiro Venom? O de Cronos ou o de Demolition, Mantas e Abaddom? Sinceramente, acredito que nem os músicos envolvidos em ambos os projetos estão preocupados com isso, pois querem apenas fazer o que mais gostam, ou seja, subir em um palco e apresentar um trabalho de qualidade. E bem, é isso que temos em Avé, álbum de estreia do Venom Inc, que possui o DNA inconfundível da banda. Músicas com estruturas simples, sem inventar ou inovar, e principalmente, aqueles riffs primitivistas com a típica assinatura de Mantas. Os vocais de Dolan se mostram perfeitos para as composições e a bateria de Abaddom faz bem o seu trabalho. Além do mais, aquele clima de escuridão paira sobre as canções, que esbanjam não só energia como também, pasmem, variedade. Sim, a diversidade dá o tom aqui, já que todos são músicos superiores ao que eram nos anos 80 (mesmo que não sejam um primor de técnica).

 

A primeira metade do álbum é praticamente perfeita. “Avé Satanas” abre os trabalhos exalando aquele clima profano e negro tão característico do Venom, com destaque para os ótimos riffs de guitarra. É também a música mais longa do trabalho, com mais de 8 minutos. “Forged in Hell” tem aquela pegada Speed Metal, com ótimas guitarras e um refrão que te pega de primeira, enquanto “Metal We Bleed” soa como uma versão demoníaca do Motörhead, além de ter uma linha de baixo bem marcante. “Dein Fleisch” é outra onde o baixo se destaca e soa blasfema desde o primeiro segundo. Possui ótima melodia, bom groove e tem tudo para se tornar clássica. Daí para a frente o álbum se torna um pouco irregular, tendo seus altos e baixos. “Blood Stained” soa um tanto maçante e poderia ser limada do tracklist sem muito drama. Já “Time to Die” e “The Evil Dead” trafegam pelo Thrash/Speed, com um bom trabalho de guitarra, e “Preacher” traz o groove e a melodia de volta à tona, sendo o principal destaque dessa segunda metade. Na sequência final, temos a boa e intensa “War”, a cadenciada e maligna “I Kneel to No God” e a mediana “Black n' Roll”.

Todo o processo de produção ficou nas mãos de Mantas, que realizou um trabalho de qualidade, com a mesma ficando bem equilibrada e esbanjando vigor. Já a arte e o layout foram obra do brasileiro Marcelo Vasco (Slayer, Kreator, Borknagar, Testament, Dimmu Borgir) e de Tony Dolan, sobre pintura de Milos Duskic. Tudo muito bem-feito e com a vantagem de vir em um digipack muito caprichado. Nos entregando exatamente o que esperamos, ou seja, um trabalho simples, enérgico e com aquela aura escura, Tony, Jeff e Anthony fizeram o melhor trabalho da banda desde Prime Evil. Até porque, sejamos sinceros, aqui o Venom Inc. soa mais Venom do que o próprio Venom em seus últimos álbuns.

NOTA: 8,5

Venom Inc. é:
-  Tony “Demolition Man” Dolan (vocal, baixo);
-  Jeffrey “Mantas” Dunn (guitarra);
-  Anthony “Abaddom” Bray (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário