quarta-feira, 15 de março de 2017

Demonic Death Judge - Seaweed (2017)


Demonic Death Judge - Seaweed (2017)
(Suicide Records - Importado)


01. Taxbear
02. Heavy Chase   
03. Seaweed    
04. Cavity   
05. Backwoods   
06. Pure Cold   
07. Saturnday     
08. Peninkulma

Ao que não possuem o prazer de conhecer, o Demonic Death Judge é um quarteto surgido na Finlândia, no ano de 2009, como um projeto paralelo de 4 membros do sexteto de Industrial Death Metal Total Devastation (que curiosamente possui na sua formação 3 irmãos e 2 irmãos gêmeos). Inicialmente composto por Jaakko Heinonen (vocal), Lauri Pikka (bateria), além de Saku e Pasi Hakuli (guitarra e baixo, respectivamente), lançaram os EP’s Demonic Death Judge (09), Kneel (10), um split com as bandas Frogskin e Semtex e os álbuns The Descent (11) e Skygods (12).

Mas após o lançamento deste último, os gêmeos Hakuli optaram por ficar apenas com a banda principal, sendo substituídos por Toni Raukola (guitarra) e Eetu Lehtinen (baixo), ambos membros de outra banda finlandesa, o Burweed, que pratica uma espécie de mescla de Atmospheric Sludge com Metal Alternativo. Com essa formação, soltaram um split muito interessante ao lado do Coughdust em 2015 e agora, no início de 2017, finalmente liberaram seu terceiro trabalho, intitulado Seaweed.

O que esperar do terceiro álbum do Demonic Death Judge? Bem, não existe mistério aqui, já que o mesmo é uma continuação mais do que natural de Skygods. Andamento arrastado típico do Doom,  riffs sujos, duros, bem Sludge, unidos a uma vibe Stoner/Psychedelic Rock, um vocal que parece ter bebido uns 10 litros de água de algum pântano, soando bastante ameaçador, baixo pulsante e bateria esmagadora. Algumas canções possuem um lado mais épico/atmosférico, rendendo alguns momentos quase hipnóticos para quem escuta o álbum. Peso e distorção também não faltam aqui, apesar das boas melodias que surgem durante todo o trabalho, que soa absurdamente consistente. Seaweed também consegue nos passar aquela sensação gélida, fria, típica de bandas de Black nórdicas, mesmo que você não encontre elementos propriamente ditos do estilo na música do quarteto.


O álbum abre com “Taxbear”, lenta, simples, pesada e que mostra o lado mais vigoroso do DDJ, assim como a faixa seguinte, “Heavy Chase”, simplesmente viciante e com algo de Stoner Rock. “Seaweed” agrega elementos mais melódicos, mas sem perder a força. Nela é possível também notar boas influências de Atmospheric Sludge trazidas pelos novos integrantes. Essa influência também se mostra bem forte na instrumental “Cavity”, que vem logo em seguida, onde boas melodias e elementos psicodélicos acabam agregando muito à canção. “Backwoods” vêm em sequência, com boas guitarras, elegante e deixando o lado Stoner da banda bem em voga, além de ter um dos solos mais legais de todo o trabalho. Pode-se dizer que ela encerra o Lado A do álbum. Com bons elementos psicodélicos e riffs pantanosos, “Pure Cold” se mostra umas das músicas mais fortes de todo trabalho, assim como “Saturnday”, faixa que vem em seguida e que possui alguns elementos atmosféricos. Ambas estão na casa dos 7 minutos e juntos com “Peninkulma”, outra que chega perto desse tempo e encerra o álbum trazendo à tona novamente influências de Atmospheric Sludge e até mesmo algo de Post-Rock em seu início, formam a parte épica do trabalho. É justamente esse lado que permite que a banda agregue novos elementos às suas canções, enriquecendo um pouco mais sua sonoridade.

Se por um lado, esse é o álbum mais acessível do Demonic Death Judge, por outro é o mais variado e rico em matéria de sonoridade. E o melhor, conseguiram isso sem mudar qualquer uma das características primordiais de sua música, que são o peso, os riffs sujos e o clima psicodélico. Tudo continua ali, intacto, mas com maior riqueza. Uma verdadeira martelada em seu tímpano.

NOTA: 8,5
OBS: Resenha originalmente publicada na October Doom Magazine nº 66. O link para leitura online e/ou download se encontra logo abaixo. Vale muito a pena baixar/ler.

Download: https://goo.gl/jnPXw6
Leitura Online: https://goo.gl/Fj6LiK

Demonic Death Judge é:
- Jaakko Heinonen (vocal);
- Toni Raukola (guitarra);
- Eetu Lehtinen (baixo);
- Lauri Pikka (bateria)

Homepage
Facebook
YouTube
Bandcamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário