segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Esdras – Mais Próximo do Fim (2014) (Cd Demo)




Esdras – Mais Próximo do Fim (2014) (Cd Demo)
(Independente – Nacional)

01. Snake
02. Chuva de Fogo
03. Espinhos
04. Interlude
05. Maria da Penha
06. Pote de Ouro

Sempre achei absurdamente estranho o conservadorismo que impera entre uma parte considerável dos fãs de Metal. Logo eles, tratados muitas vezes como párias pelos setores dominantes, tradicionalistas e conservadores da sociedade, devido à música que escutam ou pela forma de se comportar e se vestir, acabam sendo os primeiros a replicar esse tipo de atitude (da qual reclamam muito) quando o assunto é o Heavy Metal em si. Sempre que novas tendências musicais surgem no meio, suas bandas e seus fãs são taxados de “modinhas” e vistos de forma pejorativa, apenas por não optarem por sonoridades mais “tradicionais”. Clamam contra o preconceito que sofrem, fazem um discurso muito bonito contra tal fato, mas o repetem ipsis literis quando algo não os agrada. Uma total incongruência entre discurso e prática.

Hoje o grande vilão do meio é sem dúvida alguma o Metalcore. Basta a simples menção ao estilo ou a bandas que o adotam para uma série de impropérios serem destilados pelos fãs de setores dominantes, tradicionalistas e conservadores do Metal. Esses certamente não irão aprovar o som do Esdras, quinteto oriundo de Sorocaba/SP, já que os mesmos apostam justamente na mescla do Hardcore com Metal. Sua música une a fúria e atitude do primeiro com as melodias e técnica do segundo, mas de uma forma muito interessante, coesa e equilibrada, algo que não é tão simples de se fazer como parece. Os vocais, como não poderiam deixar de ser, são bem agressivos e com a vantagem de não optar por passagens mais limpas, como muitas outras bandas do gênero fazem. As guitarras aqui despejam riffs pesados e a parte rítmica faz um excelente trabalho. É uma música intensa, além de carregada de ótimas melodias e claro, breakdowns. Já as letras são em português e são tão densas quanto a música do grupo sorocabano. Os maiores destaques aqui ficam por conta de “Chuva de Fogo”, “Espinhos” e “Pote de Ouro” (minha preferida aqui).

A produção tem boa qualidade e foi realizada pelo guitarrista do Worst, Tiago Hóspede. Tudo limpo, audível e principalmente, pesado. Praticando uma música de muita qualidade e que vai agradar em cheios aos fãs de sonoridades mais modernas do Metal, o Esdras mostra muito potencial de crescimento e se credencia a estar entre os principais nomes do estilo no Brasil em curto espaço de tempo. E que venha logo o primeiro álbum completo. Aos interessados, Mais Próximo do Fim esta disponível no Soundcloud da banda.

NOTA: 8,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário