quarta-feira, 11 de maio de 2016

Edu Falaschi - A New Lease of Life: 25th Anniversary Tribute (2016)


Edu Falaschi - A New Lease of Life: 25th Anniversary Tribute (2016)
(MS Metal Records - Nacional)


01. Eve Desire – Angels Will Arise Again
02. Soulspell (feat. Tim ´Ripper´ Owens and Ralf Scheepers) – Spread Your Fire
03. Melyra – Living and Drifting
04. Nando Fernandes – Heroes of Sand
05. Alefla – Golden Empire
06. Titta Tani – Bleeding Heart
07. Lethal Rising – Magic Flame
08. Mr. Ego – The Course of Nature
09. The Brainwash Machine – Spirit of the Air
10. Heaviest & Mario Pastore – Warm Wind
11. Valíria – Introspection
12. Frost Valley – You Gotta Stand
13. Santarem – What Can I Do
14. Tchandala – Scream of People
15. Aphroditte – When and Why

Confesso que sou desses caras bem chatos no que se refere a Tributos. Nada contra o fato de se homenagear algum artista, mas na grande maioria dos casos, as versões ficam muito abaixo das originais, não fazendo jus ao trabalho do homenageado. Em mais de duas décadas militando no meio do Metal, pouco foram os trabalhos desse tipo que realmente me agradaram. E bem, aqui temos mais um para essa pequena lista.

Aqui o homenageado é o cantor, compositor e produtor Edu Falaschi. E bem, você pode até não gostar do trabalho dele em si, seja pelo estilo musical ou pelas opiniões polêmicas, mas negar a sua importância para o cenário metálico nacional já soa como pura pirraça. Seja em sua primeira banda, o Mytrium, ou posteriormente em nomes como o Symbols, sua pouco lembrada participação no Venus e principalmente, no Angra e atualmente no Almah, ele sempre contribui em muito com trabalhos de qualidade inquestionável, tanto que foi reconhecido até internacionalmente por seu talento e trabalho.

Antes de entrar no campo musical, falarei de algumas coisas que me chamaram atenção de forma muito positiva. A primeira delas e justamente meu maior temor, foi a produção. Em um trabalho desse tipo, onde cada banda é responsável por sua gravação, acaba sendo muito comum termos uma variação de qualidade muito grande nesse sentido. Mas, para minha surpresa, A New Lease of Life: 25th Anniversary Tribute se mostra muito coeso nesse sentido. A variação de qualidade aqui é muito pequena e obstante detalhes aqui e ali, o nível é muito bom. Poucas vezes vi uma homogeneidade desse tamanho em um tributo. Outro fator digno de elogios é o trabalho gráfico, que ficou por conta de Carlos Fides. É de uma beleza sem tamanho e a capa consegue unir diversos elementos das bandas pelas quais Edu passou e que marcaram sua carreira.

Musicalmente, temos aqui uma mescla bem interessante entre artistas renomados do meio underground nacional e internacional, com outros nomes menos conhecidos do público e que estão em ascensão nos últimos anos. Como esse se trata de um trabalho diferenciado, pela primeira vez desde que criei o A Música Continua a Mesma, farei um faixa a faixa.
 
Eve Desire – "Angels Will Arise Again" - O trabalho abre com uma belíssima canção elaborada exclusivamente para esse tributo, com ótimas orquestrações e que mescla trechos de músicas do Angra e do Almah. Reparem no detalhe do título, uma menção direta ao refrão de "Nova Era", presente em Rebirth.
 
Soulspell (feat. Tim ´Ripper´ Owens and Ralf Scheepers) "Spread Your Fire" (Angra) - A música presente no clássico Temple of Shadows recebeu aqui uma versão da Metal Ópera brasileira, que manteve a velocidade da versão original e tem como maior destaque o trabalho de vozes, aqui a cargo de Daísa Munhoz, responsável pelos vocais líricos e pelos mais que renomados Tim "Ripper" Owens e Ralf Scheepers. Matadora!

Melyra – Living and Drifting (Almah) - O que as meninas do Melyra fizeram com essa faixa presente em Motion foi de impressionar. Apesar de terem se mantido fiéis à música, a deixaram mais pesada e agressiva, uma verdadeira pedrada, onde a vocalista Mariana Figueiredo (que infelizmente saiu da banda) se destaca muito. No momento buscam uma vocalista e se preparam para lançar seu debut, sucessor do ótimo EP Catch Me if You Can.

Nando Fernandes – Heroes of Sand (Angra) - Se o tributo se resumisse apenas a essa versão de Nando Fernandes para um dos grandes clássicos do Angra, tudo já teria valido a pena. Não só a performance vocal é impecável e na mesma altura da de Edu, como também Nando conseguiu transpor para sua versão toda a carga emocional da original. Com todo respeito ao Fabio Lione, mas aqui está o substituto perfeito para Edu no Angra.

Alefla – Golden Empire (Almah) - O Alefla foi o primeiro nome aqui presente que ousou mexer de forma mais profunda na versão original. Mais leve, cadenciada e progressiva que a original, presente no trabalho de estreia do Almah, tem como maior destaque o trabalho da dupla de vocalistas, Fla Moorey e Alexandre Nascimento.

Titta Tani – Bleeding Heart (Angra) - Do meu ponto de vista, uma das grandes surpresas. O italiano Titta Tani era um completo desconhecido até então para mim e aqui se arriscou em uma das mais belas baladas do Angra, presente no EP Hunters and Pray. O cara conseguiu chegar bem perto da carga emocional presente na versão original, o que é digno de aplausos. Destaque também para as belas orquestrações e corais.

Lethal Rising – Magic Flame (Almah) - Os pernambucanos, que lançaram o muito bom EP Against the Fear em 2014, foram outro nome que buscou sair do trivial, demonstrando personalidade e dando uma cara um pouco mais Prog a essa canção presente em Fragile Equality.

Mr. Ego – The Course of Nature (Angra) - O Mr. Ego não quis saber de inventar, mantendo os arranjos originais da canção originalmente presente no álbum Aurora Consurgens e fazendo uma versão bem pesada, com destaque para o ótimo desempenho de seu vocalista, André Ferrari.

The Brainwash Machine – Spirit of the Air (Angra) - Os colombianos já haviam chamado a atenção com seu trabalho de estreia, A Moment of Clarity e aqui optaram por uma música presente no álbum Aqua. Sem inventar muito e alterando apenas detalhes aqui e ali, fizeram uma versão bem correta e com destaque para o ótimo vocalista Andres Ramirez.

Heaviest – Warm Wind (Almah) - Uma das principais revelações nacionais de 2015, com o ótimo Nowhere, o Heaviest escolheu uma música presente no último álbum do Almah, Unfold. Deixaram a música mais pesada, com um ótimo trabalho de guitarras e claro, Mario Pastore se destacando com sua voz.

Valíria – Introspection (Symbols) - Os tradicionalistas ficarão incomodados com essa versão da canção presente no segundo trabalho do Symbols, Call to the End, já que o grupo de New Metal paulista, além de dar uma cara mais moderna à sua versão, também empreendeu algumas mudanças mais drásticas. Valeu pela ousadia.

Frost Valley – You Gotta Stand (Almah) - O Frost Valley escolheu essa canção presente no último álbum do Almah e, apesar de terem colocado aqui algumas influências de Southern Rock, sua versão não procura inventar muito e fugir dos arranjos originais, soando bem correta e pesada.

Santarem – What Can I Do (Symbols) - O Santarem se saiu muitíssimo bem na versão dessa música presente no álbum de estreia do Symbols, alternando entre momentos mais introspectivos e outros mais pesados, certamente podem ser colocados entre os destaques do álbum.

Tchandala – Scream of People (Symbols) - Mais uma banda que apostou em uma canção do trabalho de estreia do Symbols. O Tchandala não teve medo e procurou dar uma cara própria à sua versão, se saindo muito bem nesa tarefa, com destaque para o ótimo trabalho das guitarras.

Aphroditte – When and Why (Almah) - Encerrando o álbum, o Aphroditte escolheu uma canção do álbum Motion e consegiu imprimir sua personalidade na mesma, com destaque inapelável para a vocalista Winnie Farias, que tem um desempenho impecável.

No final, temos uma homenagem mais do que digna a uma das figuras mais importantes da história do Metal no Brasil. Um belo trabalho, em todos os sentidos e no qual todos os participantes se saíram muito bem (claro, alguns mais do que outros). E o melhor de tudo é que esse é apenas o primeiro volume, já que a segunda parte está prometida ainda para esse ano de 2016.

NOTA: 8,5

Homepage (Almah)
Facebook (Almah)
Instagram (Almah)
Homepage (Edu Falaschi)
Facebook (Edu Falaschi)
Instagram (Edu Falaschi)
Assessoria de Imprensa (Almah)
Assessoria de Imprensa (Edu Falaschi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário