segunda-feira, 29 de maio de 2017

Gestos Grosseiros - World's Hypocrisy (2017)


Gestos Grosseiros - World's Hypocrisy (2017)
(Independente - Nacional)

01. Intro
02. The Ambition
03. Intellectual Death
04. Crushing the Cross
05. Hate Against
06. Killing With the Religion
07. The Only Solution
08. The Antichrist
09. In the Name of God

Com quase 2 décadas de estrada, o Gestos Grosseiros é um veterano do nosso cenário Death Metal. Em seus dois álbuns anteriores, o bom Countdown to Kill (07) e o ótimo Satanchandising (11), apresentaram um som acima de tudo bruto e furioso, feito sob medida para agradar os fãs do estilo, e agora, após um hiato de 6 anos, finalmente retornam com seu 3º trabalho de estúdio.

E não é que esse tempo acabou fazendo muito bem ao trio formado por Andy Souza (vocal/bateria), Kleber Hora (guitarra) e Eduardo Ossucco (baixo)? Em World’s Hypocrisy, o Gestos Grosseiros mostra evolução e, principalmente, mais maturidade se comparado com seu material anterior (que já era muito bom). Sei que essas duas palavras costumam causar arrepios nos fãs, mas esses podem ficar relaxados, pois no caso tratado, a coisa foi absurdamente positiva, já que isso veio acompanhado, por mais contraditório que possa parecer, de uma continuidade.

A banda manteve seus pés muito bem fincados naquele Death Metal old school que sempre serviu de base para sua sonoridade. Claro que não se trata de um som datado, já que a produção ajuda demais a dar um ar mais moderno, mas a personalidade do trio está lá, marcada a ferro e fogo. O que notamos aqui é que o Gestos Grosseiros optou por dar mais variedade às suas canções, alternando aqueles momentos mais velozes com passagens mais cadenciadas, além de incluir algumas melodias interessantes nos solos. E vale dizer, isso tudo acabou deixando seu som ainda mais pesado e agressivo.

Andy Souza é um verdadeiro monstro, tanto no que tange os vocais, brutos e urrados, quanto na bateria. O cara bate forte, sem dó nem piedade, e ao lado do baixista Eduardo Ossucco, forma uma parte rítmica bem técnica, coesa, absurdamente precisa e pesada. Já Kleber Hora não tem dó dos ouvidos alheios, despejando riffs violentíssimos e bons solos. Vale dizer que o nível técnico é alto e as composições estão em um nível superior no que se refere a composição e estrutura.


Descontando a introdução, temos aqui 8 verdadeiras pedradas, que vão deixar até o mais calejado dos deathbangers com o pescoço dolorido. Dessas, 3 se colocam em um nível superior. “The Ambition”, “Killing With the Religion”, absurdamente brutas e bem técnicas, e a monstruosa “The Antichrist”, melhor faixa de todo o álbum, muito bem trabalhada, com ótimas mudanças de andamento, além de claro, muito pesada e agressiva. Outra que merece ser citada aqui é “Intellectual Death”, bem extrema e que conta com a participação especial de Flavia Mornietari, vocalista do Hellarise, o que acaba por dar uma dinâmica vocal muito legal à canção. Vale dizer que as demais faixas não citadas conseguem manter o mesmo nível de qualidade e se não constam aqui, é puramente uma questão de gosto pessoal.

A produção é outro ponto a se destacar aqui. O instrumental foi gravado no Masterpiece Studio (Guarulhos/SP), por Pedro Esteves, enquanto a gravação dos vocais e a mixagem foram realizadas no Up Tracks Studio (São Paulo/SP) por Thomas Meyer, guitarrista do Hellarise. A masterização foi feita no Absolute Master (Capivari/SP). O resultado final não poderia ser melhor, já que está tudo muito claro e audível, mas sem perder aquela dose de crueza e agressividade que o Death Metal do trio pede. Já a ótima capa ficou por conta de Thiago Medeiros, e casa perfeitamente com a música aqui presente.

Dando um passo à frente e se mostrando mais maduro, técnico e variado, o Gestos Grosseiros lançou não só seu melhor álbum, como também um dos melhores trabalhos do Death Metal nacional nesse ano de 2017. Se quer um som pesado, bruto e agressivo, com potencial para moer as vértebras do seu pescoço, pode correr atrás desse material sem medo, pois ele foi feito para você.

NOTA:8,5

Gestos Grosseiros é:
- Andy Souza (vocal/bateria)
- Kleber Hora (guitarra)
- Eduardo Ossucco (baixo)

Facebook
Twitter
YouTube
Metal Media (Assessoria de Imprensa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário